Diretoria Executiva
Presidente: Wilson Luiz de Macedo
Vice-presidente: Luciano Schroeder
Diretora Administrativa: Rosicler Rieger
Vice-Diretor Administrativo: Carlos Henrique Schmidt
Diretor de Planejamento: Jacob Roque Hartmann
Vice-Diretor de Planejamento: Cassio Peixoto
Diretor Financeiro: Francisco Carlos Costa
Vice-Diretor Financeiro: Hugo Pessi Xavier
Diretor de Assuntos da Hotelaria: Marcos Hardt
Vice- Diretor de Assuntos da Hotelaria: Samuel Koch
Delegados:
Fernando Nunes
Neri Lorenzetti
Cláudio Pereira Oliveira (suplente)
Carlos Alberto da Silva (suplente)
Conselho Fiscal:
Renato Ghizoni
Rogério Muniz
Rômulo Haberbeck de Oliveira
Cézar Leobet (suplente)
Aurimar dos Santos (suplente)
Paulo Roberto Caputo (suplente)
Conselho Deliberativo:
Edson Ziolkowski
Volnei Koch
Geraldo Linzmeyer
João Eduardo Amaral Moritz
Conselho Consultivo:
Edson Ziolkowski
Volnei Koch
Geraldo Linzmeyer
Luiz Carlos Nunes
João Eduardo Amaral Moritz
Após eleita, a diretoria passou por uma reformulação e foram incluídos novos cargos.
Vice-presidente Institucional: Ricardo Luiz Ziemath
Vice-presidente Caminho dos Canyons: Dario Zuffo
Vice-presidente Caminho dos Príncipes: Marcia Moritz
Vice-presidente Encantos do Sul: João Geraldo Della Giustina
Vice-presidente Grande Oeste: Carlos Roberto Klaus
Vice-presidente Rota do Sol: Karina Peters
Vice-presidente Serra Catarinense: Rogério da Silveira
Vice-presidente Vale do Contestado: Henry Ritter Kirst
Diretor de Eventos: José Gonçalves de Oliveira
Vice-Diretor de Eventos: Thiago Lapagesse Costa
Diretor de Marketing: Enrique Alfredo Litman
Vice-Diretor de Marketing: Sergio Neves Pereira
Diretor de Pequenos Hotéis: Jean Durieux
Vice-Diretor de Pequenos Hotéis: Antonio Cotrim
Diretor de Segmentação: Talmir Duarte da Silva
Vice-Diretora de Segmentação: Maria Helena Petry Makowiecky
Apaixonado pelas belezas de Santa Catarina, o paranaense Wilson Luiz de Macedo é engenheiro civil, pós-graduado em Estruturas, MBA – Executivo em Gestão de Negócios, professor do curso de Turismo e Administração Hoteleira da UNOESC e ex-presidente da Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (Athisc). Sua carreira na hotelaria iniciou em 1993 quando adquiriu o Hotel Thermas de Piratuba, um dos ícones da região do Vale do Contestado, e transformou seu prestigio e encanto por Santa Catarina em negócio. O município de Piratuba, onde se encontra em funcionamento o hotel desde 1998, tem menos de cinco mil habitantes, mas recebe mais de 400 mil visitantes todos os anos em busca das famosas águas termais da região.
O novo presidente da ABIH-SC foi eleito em junho de 2006 para a gestão 2007/2008, mas uma alteração estatutária modificou o início dos mandatos de dois anos para dia 01 de janeiro e término em 31 de dezembro, assim houve tempo de reunir-se com a diretoria, traçar estratégias e organizar o trabalho antes de assumir a entidade. Wilson queria dar continuidade ao grande trabalho que Moritz estava desenvolvendo, mas também colocar em prática ações para atingir suas metas: uma hotelaria de excelência, interiorização, maior sinergia com o governo do Estado, comercialização dos estabelecimentos associados e maior integração com o trade turístico.
Para atingir as cinco metas traçadas para a sua gestão, o empresário destaca a informação de qualidade como instrumento de apoio à tomada de decisão gerencial na indústria hoteleira. Amante dos números, numa parceria público-privada, realizou o levantamento de todos os meios de hospedagem nos 293 municípios de Santa Catarina. Eram 2470 meios de hospedagem disponibilizando 59.680 UH’s (Unidades Habitacionais) e 162.726 leitos, gerando mais de 260.000 empregos (diretos e indiretos) e uma folha de pagamento de R$ 55 milhões ao mês, alcançando mais de R$ 300 milhões de faturamento ao ano. Agora ele poderia afirmar: "Santa Catarina é o estado que possui a maior quantidade de meios de hospedagem em relação ao número de habitantes".
A atuação em bloco das entidades que compõem o trade turístico também começou a ganhar visibilidade e a força de todo setor começou a ser compreendida pelo Governo. A facilidade de comunicação e relacionamento do então presidente com os políticos era tamanha que o espaço foi sendo conquistado pouco a pouco e a ABIH-SC acabou tornando-se a grande representante do trade catarinense, consolidando esta grande união de todo setor.
Dentro desta visão estratégica de promoção do parque hoteleiro tendo como meta a comercialização pelos associados do “produto” hotel, foi editado um novo Guia de Hotéis de Santa Catarina. Com as oito vice-presidências criadas, Wilson conseguiu atender melhor à demanda dos associados em todo o Estado, promovendo uma regionalização da ABIH-SC mais intensa.
O êxito destas ações e o sucesso de sua gestão tiveram duas peças chaves: a informação e a comunicação. A grande sinergia entre a instituição e o empresariado hoteleiro tornava a hotelaria do Estado, uma “Hotelaria de Excelência”.