Da Era Antiga aos dias atuais muita coisa mudou no turismo e na hotelaria, algumas coisas perdemos e muitas outras ganhamos. Cinquenta anos se passaram desde a fundação da entidade em 05 de setembro de 1965. Cada um dos ex-presidentes deixou o seu legado, teve a oportunidade de escrever uma nova página, dar aquele importante passo, construir uma nova história, quebrar velhos hábitos, perder antigos medos, enfim, teve a oportunidade de construir uma parte deste percurso que ainda tem muito a ser explorado.
Uma enorme sucessão de fatos que marcaram um período repleto de metas e promessas, mas cheio de transformações e realizações. Fotografias foram perdidas, documentos extraviados, mas as vivências e experiências, os conhecimentos adquiridos e transmitidos, estes jamais estarão perdidos. Mas como datas só possuem significado quando atribuímos significado a elas, no ano em que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina completa meio século de existência, volta no tempo, reúne seus líderes e registra o seu passado.
O atual presidente da entidade, Samuel Koch, diretor de Relações Institucionais do Grupo Koch, uma Holding com 40 anos de atuação que participa e controla negócios nos segmentos de Hotéis, Viagens, Empreendimentos Imobiliários e Investimentos, foi eleito em novembro de 2012, reeleito em novembro de 2014 e permanece no cargo até 2016 com o objetivo principal de representar a classe e trabalhar em defesa dos seus direitos.
Em sua primeira gestão, o empresário afirma que suas ações foram mais internas. Era preciso estruturar a entidade para a nova Era da Tecnologia e Informação. Foi com esta mesma premissa que Koch realizou o Encatho, em 2013, abordando como tema Inovação na Hotelaria. Já em 2014 a sustentabilidade tornava-se um assunto discutido mundialmente, mas ainda com poucos exemplos na realidade hoteleira o que fez do assunto o tema do encontro.
“O futuro será resultado das práticas do nosso presente, do hoje, do agora”, afirmou Koch quando questionado sobre seus planos de futuro. Para o empresário, é preciso dar um passo de cada vez. Foi exatamente isso que ele fez no ano passado. Colocou em prática o projeto de interiorização da ABIH-SC com o apoio da Fecomércio, o Road Show, visando fortalecer e qualificar as 10 regiões turísticas do estado, em especial, os empreendimentos hoteleiros. Em agosto o evento foi realizado na cidade de Fraiburgo, no Vale do Contestado e, o segundo encontro foi realizado em são Joaquim, na Serra Catarinense. Ambos foram recheados de êxito.
Outra ação que merece destaque é o programa de iniciação científica, PIC Senac, que tem como objetivo propor indicadores de gestão de negócios para meios de hospedagem. Com números reais Koch terá credibilidade e pretende buscar apoios mais significativos para a realização de ações da entidade.
Outra grande parceria foi a assinatura do Termo de Eficiência Energética com a Celesc que vai trazer muitas soluções para a hotelaria catarinense, já nos próximos anos, em relação à redução de custos, economia de energia e preservação do meio ambiente.
Durante seu mandato, Samuel Koch vem chamando atenção para fatores que prejudicam diretamente os negócios do nosso setor turístico e que merecem mais atenção e investimentos por parte do poder público: a falta de segurança pública; ausência de rede de esgoto em algumas regiões; problemas com fornecimento de água e energia; carência de acessos viários; dificuldades na mobilidade urbana e carência de sinalizações e postos de informação turística.
Além disso, a questão da mão de obra, cada dia mais difícil em quantidade e qualidade também é outra grande preocupação. Uma das soluções que já foi adotada pelo município de Bombinhas e pode ser seguido por todas as regiões do estado, são as cadeiras de turismo inseridas com atividade nas escolas públicas.
Essas são algumas das inúmeras ações que atual diretoria está executando visando transmitir a importância e a consciência do turismo nas comunidades regionais, aproximar o empresário da entidade, oportunizar o primeiro emprego para jovens e suprir a necessidade de mão de obra do setor. Estes assuntos precisam ser tratados com atenção tanto pelo setor privado quanto pelos órgãos oficiais e a ABIH quer ser a interlocutora.
Os colaboradores que incansavelmente
Samuel Koch agradeceu a oportunidade que os colegas lhe deram em estar no comando de uma das entidades mas representativas do turismo no cenário nacional, justamente no ano do seu cinquentenário. “Não é uma tarefa fácil administrar e representar toda uma categoria, mas assim como os outros 11 presidentes, estou disposto a enfrentar os milhares de problemas e lutar pelo desenvolvimento do setor. Todos nós almejamos dias melhores, cheios de progresso para a Santa & Bela Catarina. Daqui há 50, 100 anos seremos lembrados e nossos descendentes terão muito orgulho do que fizemos para tornar a ABIH de Santa Catarina uma das entidades mais atuantes do turismo no Estado e também uma referência de atuação no cenário nacional. Que venha o sucesso, o esplendor de uma boa atitude para resgatar o passado, muita consciência para viajar ao futuro, coragem para manter a esperança, mas acima de tudo forças para viver, viver o presente, o hoje, o agora”, enfatiza o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.
O presidente ainda faz um chamado: “Procurem a ABIH-SC, associem-se, deem ideias, façam críticas, mas participem e verifiquem na prática a força de uma categoria, da união de um grupo de empresários com ideias e interesses comuns. Uma andorinha sozinha não faz verão, um presidente de uma instituição é um representante da categoria, que doa seu tempo particular por uma causa, mas sem apoio e investimentos para poder reverter em benefícios, infelizmente, começamos a perder a representatividade”, conclui Koch.