Egon Prochnow - abih-sc diretoria 1983-1985
1983 a 1985

Egon Prochnow

Diretoria Executiva

Presidente: Egon Prochnow

1º Vice-presidente: Juarez Rigon

2º Vice-presidente: Francisco de Paula Moraes Vaz

3º Vice-presidente: Moacir Santos

 

Secretário Executivo: Valter José da Luz

2º Secretário: Manuel Gil Rimbau Junior

 

Tesoureiro: Willian Rigoto

2º Tesoureiro: Osmar Nunes Filho

 

Vices-presidentes Regionais:

Klaus Fischer

Adolar Lintsmeyer

Cláudio Gaertner

Carlos Gracher Neto

Paulo Pfutzenreuter

 

Conselho Fiscal:

Estanislau Emilio Bresolin

Mario Regueira

Nelson Schroeder

Mário Sievert

Nagib Massad Filho

Jorge Bruggmann Filho

 

 

Em 10 de outubro de 1983, o destino da ABIH-SC foi confiado a um hoteleiro de fora da capital. Um dos pioneiros da hotelaria no litoral Norte, Egon Prochnow, era natural de Blumenau. Sua trajetória como hoteleiro, que sempre contou com o apoio da esposa, iniciou em 1954, quando alugou por duas temporadas, o Praia Hotel, localizado em Balneário Camboriú.

Em 1963, comprou o Hotel Dona Inês, que contava com apenas dois andares e em madeira. Posteriormente, o hotel foi demolido para poder ser ampliado com mais dois andares. Em 1965, a troca de nome: Hotel Blumenau. Sempre investindo e reformando, Prochnow construiu mais quatro andares em 1975. Nos anos 2000, inaugurou mais uma ala com 11 andares e 48 apartamentos, piscina térmica, sauna, academia, sala de jogos. Hoje, o empreendimento conta com 114 apartamentos e 260 leitos, sendo reconhecido como um dos mais antigos de Balneário Camboriú, completando em 2015, a exemplo da ABIH-SC, meio século de atividade com o nome de Hotel Blumenau.

Ao assumir a gestão da ABIH-SC, Prochnow trazia como bagagem hoteleira 29 anos de empreendedorismo. A história de progresso do seu empreendimento e sua experiência na diretoria da Associação de Hotéis e Similares de Balneário Camboriú que, em 1978 se transformou no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú, foram alguns dos fatores que levaram Prochnow a assumir a ABIH-SC, 11 anos mais tarde, e tentar mudar a história e o crescimento não apenas de uma cidade, mas de todo um estado. Dentre todos os ex-presidentes da ABIH-SC, o falecimento em 2005 de Egon Prochnow é a primeira grande perda de um de seus diretores.

Foi durante seu mandato que surgiu o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO. Egon Prochnow trouxe a ideia do 1º Encontro da Hotelaria organizado pela então Associação de Hotéis e Similares de Balneário Camboriú em 1973. Deu tão certo o primeiro encontro que até hoje, o Encatho & Exprotel é um evento anual voltado a qualificar e apresentar as inovações, tendências e perspectivas da hotelaria e turismo. É o momento em que os hoteleiros de Santa Catarina discutem os problemas, relacionam-se com fornecedores, buscam parcerias, trocam experiências, enfim, tem o seu grande momento de integração e negócios. Atualmente o evento é uma referência nacional.

Outros ex-presidentes