Osmar Jose Vailatti - diretoria abih-sc 2017-2018
2017 a 2018

Osmar José Vailatti

DIRETORIA EXECUTIVA

Osmar Vailatti – Diretor-presidente

Guilherme Petry Makowiecky – Diretor Administrativo Financeiro

Deverson L. G. Pereira – Diretor de Controladoria

Marcos Hardt – Diretor de Operações

Lara Perdigão – Relações Públicas e Diretora Executiva

Henrique B. Souto M. Baião – Diretor Jurídico

 

DIRETORIA REGIONAL

Caminho dos Canyons e Encantos do Sul – Pedro A. Agostinelli Zappelini

Caminho dos Príncipes – Paulo Roberto Caputo

Caminhos do Alto Vale – Maria Aparecida

Caminhos da Fronteira e Vale das Águas – Allan Edgard Kreutz

Costa Verde e Mar – Valdirene Melo

Grande Florianópolis – Samuel Rabello Koch

Vale do Contestado – Valdir Della Giustina Junior

Serra Catarinense – Mariléia Folster Martins

Grande Oeste – Carlos Roberto Klaus

Vale Europeu – Tatiana Honczaryk

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Samuel Rabello Koch – Presidente

João Eduardo Amaral Moritz – Vice-presidente

Paulo Brito de Freitas – Secretário Geral

Edson Ziolkowski – Conselheiro

Eliane Pinheiro – Conselheiro

Geraldo Linzmeyer – Conselheiro

Luciano Moura Pereira Oliveira – Conselheiro

Luiz Carlos Nunes – Conselheiro

Maria Helena Petry Makowiecky – Conselheiro

Marileia Folster Martins – Conselheiro

Renato Ghisoni – Conselheiro

Rogério Lebarbenchon Silveira – Conselheiro

Rômulo Haberbeck de Oliveira – Conselheiro

Volnei José Koch – Conselheiro

Wilson Luiz Machado Macedo – Conselheiro

 

CONSELHO FISCAL

Eduardo Simas – Conselheiro Fiscal

Ida Locherbach – Conselheiro Fiscal

Douglas da Silva Beltrão – Suplentes Fiscais

Luiz Carlos Gill Nunes – Suplentes Fiscais

Rogerio Bachi – Suplentes Fiscais

 

DELEGADOS

Maria da Glória Della Giustina

Renata Sefton Sehn

 

COLABORADORAS

Juliana Bossi Castro

Josiane Castilhos

 

Empreendendo em cenários de transformações e mudanças

Conheça a história de Osmar José Vailatti e seu legado como representante da hotelaria em Santa Catarina

 Hoteleiro em franca expansão e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH-SC, Osmar José Vailatti provou que momentos difíceis e cheios de incertezas não são páreo para o seu fôlego empreendedor. No auge de seus 70 anos, o empresário comemora 20 anos na hotelaria, mostrando que é possível iniciar um projeto de sucesso aos 50 anos, e diante de um cenário de transformações e mudanças como o que estamos vivenciando com a pandemia mundial do novo coronavírus.

Com uma visão empreendedora e sempre muito focado em seus objetivos, Vailatti mostrou seu êxito como empresário no ramo imobiliário ainda quando residia em Jaraguá do Sul. Apaixonado pelo litoral, adquiriu em 1991, um imóvel na praia Alegre em Balneário de Penha que, 9 anos depois, viria a transformar na Pousada Pedra da Ilha, reconhecido e badalado empreendimento do litoral catarinense, com 77 apartamentos, empregando 45 colaboradores de forma direta, além de suporte de consultorias e serviços terceirizados.

Casado com Maria Otília, pai de três filhos Pablo José, Diego e Carlos Ramon, frutos do primeiro casamento, avô dedicado e um empreendedor bem-sucedido, Osmar Vailatti conta como é empreender justamente em um momento de incertezas. “Na virada do século, o medo do bug do milênio e a transição do analógico para o digital também fez muitas empresas pequenas e renomadas companhias, fecharem suas portas. Quem estava preparado, com uma gestão eficiente, pôde crescer e prosperar. Neste momento, a sobrevida das empresas também passa por uma adaptação e vão sobreviver e prosperar aqueles que melhor se prepararem para os novos tempos”, enfatizou Vailatti.

 

A esperança no futuro

Sempre muito otimista, o empresário acredita que o momento atual é muito semelhante ao já vivido, e segue confiante para o lançamento do novo empreendimento, o Solar Pedra da Ilha, com 10 andares e 102 apartamentos, em frente ao Beto Carrero World, com inauguração adiada para o segundo semestre em virtude da pandemia, mas que, em breve, deve empregar mais de 70 colaboradores. “Eu poderia estar aposentado, mas saber que posso gerar empregos, atrair visitantes e colaborar com o turismo do município me deixa motivado a não parar. Como diz Dom Hélder Câmara, o segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa. Eu sou um apaixonado pelo turismo e quero continuar me dedicando para o crescimento do setor enquanto conseguir”, afirma Vailatti.

Se não é possível saber até quando durará esta crise, a retomada econômica é uma certeza. “O mercado voltará a operar como aconteceu em todas as crises econômicas. Vamos novamente precisar de muito tempo, paciência e motivação para voltar a crescer, mas o Brasil continuará sendo um dos destinos mais procurados do mundo. A hora é de pensar, planejar, acreditar, mas também de agir”, reforça Vailatti.

Nem mesmo a vida agitada de hoteleiro e empresário de outros segmentos atrapalhou uma vida dedicada ao serviço voluntário e entidades não governamentais. Sempre com participação ativa em entidades como APAE, LIONS, rede feminina de combate ao câncer em Jaraguá do Sul, na diretoria da associação de hotéis e restaurantes de Penha, Comtur e, nos últimos anos, com uma destacada atuação como diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC e diretor da ABIH Nacional.

 

Um associado participativo

Sua ligação com a ABIH-SC começa pouco tempo depois de inaugurar seu primeiro empreendimento no ramo hoteleiro. Em 2003, Vailatti associou o seu meio de hospedagem à entidade buscando justamente obter apoio para sua gestão, qualificação de mão de obra e crescimento no setor. Para o empresário, o associativismo é muito importante para o crescimento de qualquer segmento, em especial, o turismo. “A entidade representa o seu associado. Possui em sua gestão pessoas com conhecimento técnico capaz de apoiar, orientar e lutar pelos direitos dos empresários, além de oferecer inúmeros benefícios. Como sempre fui um ativo participante em entidades, na ABIH-SC não foi diferente. Obtive muito conhecimento e também pude colaborar com o desenvolvimento da entidade”, explica.

 

Gestão Profissional da ABIH-SC

Desde que foi eleito em 2017, muito de sua atuação empresarial também foi aplicada na gestão da entidade como diretor-presidente da ABIH-SC. Com uma diretoria composta por pessoas técnicas e especialistas nas principais áreas de um negócio, Vailatti buscou por uma gestão profissional, com análises baseadas em relatórios, índices e uma perfeita harmonia entre os diretores e colaboradores.

 

Sua expertise administrativa, priorizou deste o início o ponto central de atendimento as necessidades dos associados e da sustentabilidade da entidade para poder cumprir esse papel. Instaurou uma gestão participativa e decentralizada, ouvindo a opinião de todos sobre os assuntos da entidade, e retomando a atuação dos diretores regionais, como forma de ouvir as demandas dos empresários do setor em cada canto do Estado, além de levar também o posicionamento da entidade para cada região catarinense.

 

Entre os grandes feitos da gestão os principais foram a retomada do Encatho & Exprotel, grande evento da hotelaria no sul do país, poucos meses após assumir a presidência da entidade; O lançamento do novo website, com atualização constante e otimizado para as buscas na internet, além de outras estratégias para dar ainda mais relevância aos seus associados como presença no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e divulgação dos hotéis no informativo mensal para mais de 18 mil contatos.

 

Representatividade nacional

Osmar Vailatti não mede esforços para representar a hotelaria catarinense em negociações, eventos e reuniões com os representantes do setor em outros estados. Com carisma e liderança naturais contribuiu também para o fortalecimento da imagem da ABIH Nacional diante dos hoteleiros de Santa Catarina, levando o posicionamento da entidade pessoalmente, ou orientando os demais representantes com informações e posturas para que as solicitações sejam atendidas dentro dos princípios estabelecidos em sua gestão.

 

Liderança humanizada

Osmar Vailatti também levou para a entidade a mesma liderança humanizada que garante o sucesso dos seus empreendimentos. Sua sensibilidade, atenção às individualidades de cada colaborador, sempre com uma palavra e atitudes de otimismo, carinho e preocupação foram alguns dos destaques de quem trabalha diretamente sob sua liderança. Para a Lara Perdigão, relações públicas da entidade, “Uma das principais características de um líder de sucesso é a motivação dos que trabalham com ele através de seu posicionamento e ações. Neste sentido, sempre que existe uma oportunidade de reconhecimento do trabalho, o Sr. Osmar o faz publicamente e se não existe a oportunidade, ele cria. Quando há necessidade de uma adequação aos princípios que ele acredita serem fundamentais para que a entidade atinja seus objetivos, ele também o faz o seu feedback promovendo o crescimento e o amadurecimento do colaborador”, enfatiza ela.

Sua atenção e reconhecimento público também vale para as parcerias do associado, do fornecedor, das autarquias, da imprensa e de todos os atores que colaboraram para o desenvolvimento dos projetos realizados pela entidade ao longo destes quatro anos de gestão.

A história deste grande empreendedor já pode ser documentada em um livro, por isso, vamos encerrar por aqui para, em breve, fazer um novo capítulo dessa trajetória que mostra a todos que época de crise econômica, também é tempo de empreender, basta ter bom planejamento, gestão e visão de futuro.

Outros ex-presidentes