Edson Ziolkowski - abih-sc diretoria 2002-2004
2002 a 2004

Edson Ziolkowski

Diretoria Executiva

Presidente: Edson Ziolkowski

Vice-presidente: João Eduardo Amaral Moritz

1º Secretário: Rogério Muniz

2º Secretário: Rui Schurmann

1º Tesoureiro: Francisco Carlos da Costa

2º Tesoureiro: Carmen Maria Peters

Diretor de Treinamento: Marcos Hardt

Diretor de Marketing: Volnei Koch

Diretor Hotéis, Lazer e Negócios: Luiz Gonzaga de Souza Fonseca

Diretor Hotéis Termais: Wilson Luiz de Macedo

Diretor Hotéis Turismo Rural: Rogério Silveira

Diretor de Pesquisa e Estatística: Hugo Pessi Xavier

Diretor de Redes: Ricardo Ziemath

 

Delegados:

Cláudio Pereira Oliveira

Renato Ghizoni

 

Conselho Fiscal:

Fernando Marcondes de Mattos

César Chede

Neri Lorenzetti

Luciana Petrelli (Suplente)

Anselmo José de Souza (Suplente)

Claudete Zucco (Suplente)

 

Novos ares para o turismo do Estado e do Brasil. A ABIH-SC juntamente com as demais entidades do trade turístico catarinense entregavam um manifesto aos candidatos ao Governo de Santa Catarina e do país nas eleições de 2002.  Esta foi entre outras conquistas uma das marcas deixadas pela gestão da entidade entre os anos de 2002/2004, tendo como presidente Edson Ziolkowski. Pela primeira vez na história da ABIH-SC, um hoteleiro do Oeste assumia o comando da entidade. O trabalho que Ziolkowski estava fazendo no desenvolvimento da região e sua participação ativa nas diretorias anteriores acabaram por fazer com que seus colegas o elegessem por unanimidade para dar também a sua contribuição à classe.

De acordo com o ex-presidente, a entidade elaborou, de forma apartidária, o projeto “Vote pelo Turismo” e entregou um documento aos candidatos a nível estadual e federal cobrando o comprometimento com a definição clara de políticas públicas em prol do turismo, por meio da formulação, acompanhamento e avaliação de um plano estadual e nacional, além de propor programas e projetos de desenvolvimento turístico.  Como resultado dessa ação, o então governador eleito, Luiz Henrique da Silveira, conclamou o trade para desenvolver o planejamento turístico de Santa Catarina.  Como resultado das inúmeras reuniões ao longo de muitos anos, o “Plano Catarina 2020”, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Turismo na reunião celebrada em Joinville no dia 8 de junho de 2010.

Em nível federal, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, criou o Ministério do Turismo, onde o trade catarinense teve atendida a indicação de Milton Zuanazzi como secretário nacional de Políticas de Turismo. “Foram fatos muito fortes, onde tínhamos pessoas conhecidas administrando as políticas de turismo no Brasil e em Santa Catarina”, afirma Ziolkowski. Outra conquista estadual foram os lançamentos da SOL (Secretaria da Organização do Lazer) e do Funturismo (Fundo de Incentivo ao Turismo). “A partir daí, o potencial turístico catarinense começou a se destacar de uma forma muito forte em todo o Brasil, e nós da ABIH-SC estávamos orgulhosos dessa visibilidade nacional”, recorda Ziolkowski.

Entre as inúmeras conquistas desta gestão, cabe enfatizar o projeto “Competitividade dos Pequenos Meios de Hospedagem”, que possibilitou ampliar a capacidade de gerar receitas dos pequenos empreendimentos através de ações de educação corporativa. Essa parceria do Sebrae com a ABIH na esfera federal resultou em ganhos significativos também para a hotelaria catarinense.

Ciente de sua responsabilidade de representante máxima da hotelaria no estado, a ABIH-SC assumiu a coordenação do Fórum Catarinense de Turismo e participou ativamente na criação dos Pólos turísticos catarinense. A troca de ideias permanente com os associados nas diversas regiões permitiu que muitos empresários compreendessem o real papel da entidade e passassem a integrar o quadro social da associação.

A soma de esforços e o trabalho conjunto de Luiz Carlos Nunes como presidente da ABIH Nacional e, Edson Ziolkowisk, da seccional de Santa Catarina, transformaram o turismo do estado e do país. Para se ter uma ideia, foi em 2002 que a hotelaria inovou a forma de comemorar o “Dia do Hoteleiro”. Os empresários recebiam em seus hotéis crianças de escolas públicas e, após apresentar a estrutura e rotina do empreendimento, ofereciam café da manhã. Além da alimentação, alguns hotéis e pousadas ofereciam atividade de recreação e transporte gratuito. Na primeira edição aproximadamente 5.000 crianças foram atendidas e Santa Catarina novamente ganhava a atenção nacional pela implantação bem sucedida de um projeto. Esta ação permanece até hoje e é considerada a principal mobilização social da hotelaria nacional.

A mesma linha de pensamento nos governos Federal e Estadual tornavam o cenário muito favorável ao desenvolvimento do turismo. O administrador de empresas e diretor do Hotel Renar de Fraiburgo, Edson Ziolkowiski, mesmo distante 400km da faixa litorânea, de  onde haviam sido eleitos os últimos três presidentes (Joinville, Itapema e Florianópolis) e onde se encontra a sede da ABIH-SC, mostrou que soube aproveitar o momento favorável e deixar também o seu legado na entidade. Sua grande referência empresarial foi seu avô, Rene Frey, fundador de Fraiburgo e do hotel que desde sua fundação, em 1981 até os dias de hoje, recebeu mais de 1,5 milhão de hóspedes.

Outros ex-presidentes