Luiz Carlos Nunes - abih-sc diretoria 1994-1998
1994 a 1996

Luiz Carlos Nunes

Diretoria Executiva

Presidente: Luiz Carlos Nunes

1º Vice-presidente: Volnei Koch

2º Vice-presidente Eventos: João Moura Neto

3º Vice-presidente: Francisco Vaz

4º Vice-presidente de Termalismo: Neri Lorenzetti

1º Secretário: Edson Ziolkowski

2º Secretário: Cláudio Pereira Oliveira

1º Tesoureiro: Nelson Cardoso

2º Tesoureiro: Luiz Schimitd

 

Vices-presidentes Regionais:

Vice-presidente Sul: Paulo Pfutzenreuter

Vice-presidente Norte: Marcos Hardt

Vice-presidente Vale: Rodolfo de Souza

Vice-presidente Oeste/Planalto: Hamilton Rotta

Vice-presidente Litoral Norte: Jorge Pimentel

 

Delegado Nacional:

Aldo Sandri

Adolar Linzmeier (suplente)

 

Conselho Fiscal:

Claudio Gaetner

Estanislau E. Bresolin

Tarcisio Schmitt

José C. Chaussard Neto (Suplente)

Carlos Gracher (Suplente)

Werner Goerke (Suplente)

 

 

Concretizar os desejos e as aspirações de todo o setor não era uma tarefa que parecia fácil, mas poucos dias depois de assumir o cargo de presidente da entidade no período de 1994 a 1996, Luiz Carlos Nunes já se reunia com sua diretoria para enumerar seu plano de ação e convocar todos para participar e trabalhar. Entre seus objetivos estavam aumentar o quadro de associados e a representatividade da entidade no estado. Ter, em cada região, um representante que deveria ser reconhecido pelos órgãos públicos locais e convocado, sempre que possível, para deliberar nos assuntos relacionados ao turismo. Educar e profissionalizar o setor também foi uma das bandeiras hasteadas. A ABIH-SC tornava-se o elo entre o Sebrae e os hotéis, dessa forma, tanto o empresário quanto seus funcionários seriam beneficiados com convênios para qualificar a mão de obra e desenvolver o empreendedorismo. Foi criado o sócio colaborador, onde empresas fornecedoras da hotelaria eram associadas à entidade e forneciam descontos e vantagens para os associados.

De 40 para 130 associados em alguns meses. Mágica? Não! Um forte trabalho de marketing e ações de interiorização, uma proposta clara e que atendia os anseios de toda uma categoria. “Quem não é visto não é lembrado”, podemos dizer que esta era a frase mais usada por Nunes em sua gestão. Com um número representativo de empreendimentos associados, lançou o 1º Guia de Hotéis de Santa Catarina. Passado o primeiro ano do seu mandato já foi lançada a primeira revista da ABIH-SC que teve muitas outras edições durante um bom tempo, inclusive em outras diretorias. Uma assessoria de imprensa foi contratada e as atividades da entidade começaram a ganhar visibilidade também na imprensa nacional.

Em 1994 a sede da ABIH já estava mais moderna e funcional. A estrutura oferecida aos associados já possuía fax, telefone, sala de reuniões e um bar executivo. No entanto, com mais associados e a representatividade aumentando, era preciso ampliar as instalações. Em 1996, ao término do seu primeiro mandato, foi adquirida a segunda sala da ABIH-SC que, após algumas reformas, foi inaugurada.

O excelente trabalho não poderia parar e, em 24 de agosto de 1996, foi novamente aclamado por todos os colegas para mais dois anos como presidente da ABIH Santa Catarina. O trabalho continuou e toda esta dedicação na defesa dos interesses da categoria levaram-no, alguns anos mais tarde, até o mais alto posto hierárquico dentro da entidade, o de presidente da ABIH Nacional. O empresário catarinense, proprietário do Hotel Beiramar, de Itapema , agora era o representante máximo da hotelaria nacional. Junto com ele um grupo de hoteleiros do estado também iria integrar de 2002 a 2004 a diretoria nacional.

Ao longo da história da ABIH Nacional, prestes a completar 80 anos de fundação, no ano que vem, Nunes é até hoje o primeiro e único presidente da entidade que foi recebido por dois ex-presidentes da República. Em 2002, por Fernando Henrique Cardoso, e em 2003 por Luiz Inácio Lula da Silva, que atenderam duas importantes reivindicações dos hoteleiros do país. No governo FHC, foi a nova base para a Classificação Hoteleira, e no governo Lula a redução do Cofins de 7,6% para 3% e o lançamento do Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de criar 1,2 milhão de empregos no setor, do qual  A ABIH Nacional participou do processo de criação enviando sugestões.

A dedicação à hotelaria foi tanta e as ações foram tão benéficas ao crescimento e desenvolvimento do setor em todo país que Luiz Carlos recebeu o troféu Catavento de Prata na categoria Personalidade do Ano, em 2003, concorrendo com o Ministro de Turismo, Walfrido dos Mares Guia e com o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. Dez anos mais tarde, durante a 55ª edição do Congresso Nacional de Hotéis, realizada em 2013 no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Decorridos 30 anos, desde o seu primeiro cargo na ABIH-SC como 1º secretário, em 1985, Luiz Carlos Nunes  nunca deixou de participar de diretoria da entidade. Hoje como conselheiro, empresta seus conhecimentos para que o crescimento continue. “Tenho orgulho de fazer parte da história dos 50 anos da ABIH-SC, que é referência do turismo não apenas em Santa Catarina, mas é também uma referência nacional, a ABIH-SC é uma da mais organizada e competente do país, sempre foi e continua sendo”, afirma Nunes.

Outros ex-presidentes