Turismo catarinense se prepara para verão- ABIH-SC
14.dez.22 | Por: ABIH-SC

Turismo catarinense se prepara para verão 2022/2023

Se o último verão foi um sucesso em Santa Catarina, recuperando os impactos da pandemia do Covid-19 para o turismo e a economia, a temporada 2022/2023 chega com expectativa positiva para o Estado. Isso porque o governo catarinense aposta em investimentos importantes no segmento, além do aumento de voos nacionais e internacionais. Outro fator que contribui para essa tendência é as diferentes opções que são apresentadas ao turista: serra e litoral, atrativos culturais e de entretenimento, ecoturismo e uma gastronomia variada.

Em 2021, por exemplo, Santa Catarina foi apontada como um dos estados mais procurados pelos turistas brasileiros. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em parceria com o IBGE, 5,2% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades catarinenses.

“Sabemos que Santa Catarina tem uma ampla diversidade de atrativos. Isso reflete, também, em uma mudança percebida nos catarinenses, que têm preferido viagens mais curtas, ou seja, aproveitam para conhecer o próprio Estado, inclusive regiões que não sejam do litoral catarinense. Ao mesmo tempo, continuamos um trabalho para “vender” Santa Catarina, no sentido de mostrar tudo o que podemos oferecer aos visitantes, em especial capacidade de receber todos da melhor forma possível. Ainda que entendamos a importância do número de visitantes, para nós o perfil desejado do turista para o Estado é mais valioso para mensurar o sucesso do turismo catarinense”, destaca o presidente da Santur, Henrique Matos Maciel.

Tendência e estimativas para a temporada 2022/23

Quando se fala em turismo, Santa Catarina se destaca pela variedade de destinos e atrativos. Para entender melhor, separamos algumas características do segmento no Estado.

– 13 regiões turísticas em todo o território, com gestão participativa das Instâncias de Governança Regional

– Mais de 20 etnias na composição da população

– 5 Parques Ecológicos nacionais e 6 estaduais abertos para visitação (ICMbio e IMA)

– O maior parque temático da América Latina

– O melhor aeroporto do Brasil, avaliado pelos turistas (Floripa Airport)

– A melhor estrutura para o turismo náutico do Brasil.

– Arrecadação de ICMS turístico desde 2017: mais de R$ 1 bilhão (SEF/SC)

– Mais de R$ 2 bilhões do Valor Adicionado do Turismo na economia* (ano 2019), dos municípios da categoria A do mapa brasileiro do Turismo (ano 2022): Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema. (UDESC)

– 14 milhões de passageiros nos terminais aéreos e rodoviários (internacional e interestadual) desde 2019 (ANAC e ANTT) – 57% passageiros aéreos e 42% por rodoviárias

– Mais de 100 mil empresas ligadas ao setor turístico desde 2019 (JUCESC)

– 160 mil trabalhadores no turismo de Santa Catarina (Caged e RAIS)

* Considerado como o PIB do Turismo dos municípios da categoria A do mapa do turismo brasileiro: Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema.

Acesse o material completo e saiba quais as expectativas para o turismo em Santa Catarina nos próximos meses:

https://docs.google.com/document/d/1D0qURhBuszuQAYj8lrlT8R3TNWyZErNupsTRwVY-eOg/edit?usp=sharing

Assessoria de Imprensa

Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur

Site: www.santur.sc.gov.br/

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