Estamos presenciando a execução do maior projeto de pesquisa turística já realizado em Santa Catarina, o “ESTUDO DA DEMANDA TURÍSTICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA”.
Essa pesquisa tem como objetivo proporcionar um panorama atual acerca dos visitantes que circulam em nossas regiões turísticas, mensurando, qualificando e traçando o perfil dos visitantes, bem como, avaliar a qualidade dos serviços, infraestrutura turísticos do estado; buscando compreender os hábitos de consumo dos nossos visitantes em diversas épocas do ano, possibilitando um diagnóstico atualizado do turismo em SC.
É a primeira vez que todas as 13 regiões turísticas do estado são contempladas em uma única pesquisa, através da utilização de tecnologias inovadoras para a coleta de dados, como o uso de beacons virtuais espalhados nos diversos destinos e atrativos para a captação de questionários on-line; e o monitoramento da telefonia móvel para compreender melhor o fluxo de demanda em nosso estado.
A pesquisa foi lançada oficialmente no dia 15 de dezembro de 2021 e será encerrada em agosto de 2022. A partir da data de início você já pode encontrar os beacons virtuais sob a forma de placas indicativas e QR Codes espalhados por alguns dos principais pontos turísticos do estado.
Para apoiar a ação, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, irá auxiliar na divulgação! Será enviado aos associados das 13 regiões turísticas o QRCode da pesquisa e divulgação no site e redes da entidade.
A primeira etapa do projeto já está no ar. O questionário sobre os hábitos de viagem dos catarinenses é simples, rápido e fácil de responder. Sua opinião é fundamental para o sucesso dessa pesquisa e do turismo catarinense. Participe no link abaixo:
Este projeto está sendo desenvolvido e aplicado por um grupo multidisciplinar, formado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC), em uma parceria inédita com empresas do setor privado, a SmartTour, Linkmesh e Kido Dynamics, que agem em diferentes frentes tecnológicas da pesquisa.
Ademais, conta com o apoio institucional da Universidade da Região de Joinville (Univille); Universidade do Contestado (UnC); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Além do financiamento vindo através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Contamos com a sua participação! Você contribuirá para a construção de um Turismo melhor para Santa Catarina.