Sucesso na 1ª edição do Workshop de Operação Hoteleira da Serra Catarinense
01.jun.23 | Por: ABIH-SC

Sucesso na 1ª edição do Workshop de Operação Hoteleira da Serra Catarinense

A tarde desta quarta-feira (31/05) foi de muita atualização, negócios e networking no Clube Recreativo União e Progresso, em Urubici. Reunindo mais de 150 proprietários de meios de hospedagens, gerentes, supervisores, governantas e profissionais da área turística e hoteleira da região, a 1ª edição do Workshop de Operação Hoteleira da Serra Catarinense foi um sucesso.

A abertura oficial foi feita pela secretária de turismo de Urubici, Lara Perdigão, que explicou como surgiu a ideia do evento. “Quando eu ainda estava como diretora da ABIH-SC tínhamos a ideia de trazer o Encatho & Exprotel para a Serra. O assunto foi retomado este ano com o desejo da ABIH-SC em convidar pessoalmente a Serra para o evento, que acontece em agosto, em Florianópolis”.

Segundo Lara, o momento também se tornou oportuno para preparar os empresários e profissionais do setor para a alta temporada na Serra. “Entre muitas opções de qual a melhor forma de realizar, nasceu então a realização de um evento englobando palestras e a vinda de alguns fornecedores para conhecer a hotelaria da Serra de perto, e trazer novidades e capacitação. Um evento que acabou sendo feito por muitas mãos”, finalizou.

Uma união de esforços entre a Prefeitura Municipal de Urubici, através da SETUR Urubici, com o apoio da ABIH-SC, COMTUR, POUSERRA, ACIUR – Núcleo de Pousadas, CDL Urubici e AMURES. A organização foi da consultora Carla Trindade, com o apoio e participação de fornecedores da cadeia produtiva.

ABIH-SC presta homenagens na abertura

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, prestou duas homenagens. A primeira foi para Elysa Wipes Sant’Ana de Liz, presidente da Associação do Trade Turístico de Urubici e região – Pouserra, como reconhecimento pela importância da entidade para o crescimento e desenvolvimento da hotelaria na Serra Catarinense e, para a associada e Diretora Regional da Serra Catarinense, Mariléia Folster, pelo apoio às ações da entidade e pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da hotelaria em Santa Catarina.

A coordenadora do Núcleo de Pousadas da Associação Comercial e Industrial de Urubici – ACIUR, Juliana Costa Padilha, também recebeu das mãos do presidente da entidade, Henrique Folster Martins uma cesta, em homenagem ao trabalho desenvolvido pelo núcleo com o objetivo unir os empresários do setor nas cidades de Urubici e Bom Retiro.

A prefeita municipal, Mariza Costa, também fez um agradecimento muito especial à ABIH-SC e toda organização do encontro. “É maravilhoso ver essa movimentação em nossa cidade. Urubici só cresceu com a organização turística que está acontecendo hoje, quando nos unimos. Quando nos associamos a entidades, entre municípios e na participação ativa de todos no CONTUR”.

Convite para o 34º Encatho & Exprotel

Silviane Schaffrath, diretora de marketing da ABIH-SC, fez o convite aos participantes para, de 08 a 10 de agosto, participarem do 34º Encatho & Exprotel, cumprindo o objetivo principal da ABIH-SC com o evento: convidar os empresários, profissionais e trade turístico da Serra Catarinense para o maior encontro de hoteleiros do Sul do país, no CentroSul, em Florianópolis.

Durante o evento Juliana Bossi Castro, uma das organizadoras do Encatho & Exprotel aproveitou a oportunidade para convidar pessoalmente a Prefeita de Urubici, sra. Mariza Costa para estar presente no evento, que prontamente confirmou presença!

Da esq. para direita: Lara Perdigão – Mariza Costa – Juliana Bossi Castro

Palestras marcaram o Workshop

Diego Corrêa, co-fundador da Hsystem foi o primeiro palestrante da tarde. Ele falou sobre “A escada tecnológica da Hotelaria”. Em sua exposição, Diego destacou a importância da educação e treinamento dos colaboradores para operar as novas tecnologias e, com isso, obter melhores resultados. “Precisamos não só de ferramentas, mas de educação para operar cada uma delas. Não adianta ter a melhor ferramenta e não saber operar”, enfatizou.

Segundo ele, para aumentar a venda direta é preciso entender os canais e a jornada do hóspede e, dessa forma, poder definir o melhor caminho para ter os melhores resultados. O especialista também explicou a diferença entre dois empreendimentos na taxa de ocupação. “Mesmo utilizando as mesmas tecnologias ou até superior um hotel pode ter bem mais ocupação que outro em virtude de saber utilizar as ferramentas de maneira correta”.

Entre os exemplos, ele trouxe a taxa de conversão no WhatsApp, atualmente o meio preferido pelo cliente, mas de difícil gestão pelas empresas. “É preciso agilidade neste canal. Divulgamos amplamente isso entre nossos clientes. Se você atende em até 10 min você tem até 20% de taxa de conversão, a partir daí, quanto mais demorar para atender, mais vai reduzindo a taxa de conversão. Um retorno após 24h pode ter uma conversão inferior a 1%”.

Além de Diego Corrêa, outros fornecedores que participavam do evento também fizeram seu “pitch” de vendas, mostrando um pouco das novidades e processos na área de gestão comercial, marketing e vendas, governança, enxoval, limpeza e gestão de pessoas. “Aqui foi uma pequena mostra do que o Encatho & Exprotel oferece ao empresários e profissionais do turismo e hotelaria. Negócios, atualização profissional e muita conexão e troca de experiências”, salientou Juliana Bossi Castro, coordenadora do Encatho & Exprotel.

Rodada de negócios

Com 15 fornecedores presentes, a rodada de negócios oportunizou apresentar produtos e serviços, explicar a correta utilização e como obter maior durabilidade e rentabilidade dos produtos, reduzindo custos e aumentando o retorno para o empreendimento.

Segundo Rose Molon, gerente de vendas nacional de hotelaria da Altenburg, o evento cumpriu com o objetivo. “Além de boas conexões com os atuais clientes, tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções aos participantes. Esse é o verdadeiro e principal objetivo, participar de eventos que nos permitam ouvir os empresários e profissionais do setor e, dessa forma, oferecer as melhores soluções para cada perfil de estabelecimento. Eventos como esse, são excelentes oportunidades de entender demandas mais pontuais de uma região”, explica.

Para conferir os melhores momentos do evento, acesse o Instagram da ABIH-SC – @abihsc

Leia também: Estação Inverno: Governo lança oficialmente planejamento turístico para a temporada de frio

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES