A exploração turística de forma planejada e sustentável nas Unidades de Conservação (UCs) foi tema do seminário realizado na segunda-feira, 7, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), na Capital. O Evento foi promovido pela SOL em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e Instituto Chico Mendes de Biodoversidade (ICMBio).
“É um assunto extremamente relevante para o turismo. Com esse debate queremos promover um maior envolvimento entre o poder público e a iniciativa privada na gestão e exploração das UCs”, frisou o secretário Tufi Michreff Neto, na abertura do encontro.
Além do seminário, a SOL já promoveu outros dois encontros técnicos para discutir sobre qual seria o melhor mecanismo para a gestão das UCs e que tipo de estrutura seria ideal. Santa Catarina conta com sete parques estaduais e três reservas, além de parques nacionais. “Nosso trabalho, em conjunto com outros parceiros, visa traçar um diagnóstico para um projeto piloto de concessão de uma, ou mais unidades estaduais, para a exploração do turismo, dentro de parâmetros de manejo e sustentabilidade”, acrescentou o consultor técnico da SOL, Amarildo Kanitz.
Para o diretor de Biodiversidade do IMA, Rogério Rodrigues, o estado está atrasado no que diz respeito ao uso da UCs para o turismo. “Muita gente está interessada em fazer trilhas nesses locais e hoje não é permitido”, exemplificou.
O seminário também contou com a participação da coordenadora de Concessão e Negócios, do ICMBio, Larissa Moura Diehl. Ela explanou sobre as etapas que envolvem a concessão de parques nacionais para exploração turística por meio de Parcerias Público Privadas (PPP).
Na sequência, a professora Juliani Brignol Walotek, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Garopaba, apresentou o resultado parcial do levantamento do uso turístico nas UCs do estado. A última explanação foi feita pela engenheira agrônoma Elaine Zuchiwschi sobre os atrativos turísticos das UCs administradas pelo IMA.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Leia também: Em votação unânime, Bruno Breithaupt é reeleito presidente da Fecomércio SC