Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente
02.fev.23 | Por: ABIH-SC

Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente

Santa Catarina vê turismo ganhar força novamente

O momento é de otimismo em Santa Catarina. Isso porque o turismo do estado está voltando a ganhar força neste começo de ano. Na capital, por exemplo, houve aumento da procura de hotéis para o Carnaval e a ocupação já passa de 85%, aponta o portal Nd Mais. A ABIH-SC estima que o indicador deve oscilar entre 90% e 100% no período.

Luciano Pereira e Oliveira, diretor regional da entidade na Grande Florianópolis, destaca que as diárias costumam ter elevação de 20% durante as festividades. “Quanto mais próximo do Carnaval, mais altas ficam as tarifas”, pontua. Segundo dados do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis) de 2020, a cidade conta com 34,4 mil leitos 12,5 mil UHs.

Seguindo o otimismo da capital, Balneário Camboriú registrou recorde na ocupação nos últimos seis anos, com melhor índice em 2022. No período, a média chegou a 68,19%, demonstrando a retomada do turismo no pós-pandemia, segundo reportagem do Visor Notícias. O resultado é o melhor desde 2017, quando o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que tem realizado ações de divulgação do destino, iniciou a coleta de dados.

Andrezza Negrini, presidente do convention, explica que a situação do turismo da cidade voltou a se consolidar e isso é visível com o percentual de ocupação. Margot Libório, vice-presidente da entidade, afirma que o otimismo é creditado tanto ao lazer, quanto ao retorno dos eventos.

“Tudo isso motiva as pessoas a virem conhecer Balneário Camboriú. O conjunto da oferta turística, aliado ao retorno das viagens, fez de 2022 um ano histórico para o turismo, mesmo considerando que no começo do ano fomos impactados pela variante Ômicron. E para 2023, esperamos que os resultados sejam ainda melhores”, diz.

Santa Catarina: turismo internacional

Na temporada de verão, o fluxo de turistas argentinos no litoral catarinense triplicou em relação a 2022. No extremo oeste, os hermanos já enfrentam fila para conseguir entrar e sair do país. De 1º a 25 de janeiro de 2022, cerca de 31 mil turistas visitaram o litoral do estado. Já neste ano, no mesmo recorte, o número chegou a 77 mil.

Conforme a Polícia Federal, as filas têm se formado devido à necessidade de conferência da documentação dos turistas. Além dos documentos pessoais e do veículo, os visitantes precisam apresentar o esquema vacinal atualizado ao entrar no país, além de teste negativo para Covid-19, realizado em um intervalo de 72 horas. O aumento também se refletiu no fluxo aéreo, que também avançou em relação à última temporada.

(*) Crédito da capa: andreadelima87/Pixabay

Fonte: Hotelier News

Leia também: Solution4Hotel – A nova Plataforma de Compras para o mercado hoteleiro

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES