Os gastos de estrangeiros em Santa Catarina aumentaram 40% no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, segundo levantamento da Rede Itaú divulgado com exclusividade ao NSC Total. O Estado foi o terceiro com mais despesas de turistas internacionais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O levantamento considera as compras realizadas com cartões de crédito, emitidos no Exterior, processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce.

Entre os segmentos com maior alta no consumo de estrangeiros estão turismo, com crescimento de 88%, hospedagem, com 70%, padarias, com 57%, e bares e casas noturnas, com 51%.

Além do aumento de gastos em segmentos que os turistas geralmente consomem, em Santa Catarina também foram observadas altas relevantes em setores que não têm tanto destaque em outras regiões.

As despesas relacionadas a soluções de pagamento — recarga de celular, casa de câmbio e internet — aumentaram em quase cinco vezes. O consumo nas farmácias também teve alta relevante, de 101% de um ano para o outro.

Turistas internacionais em SC

Santa Catarina recebeu 204 mil turistas internacionais no primeiro semestre deste ano, número que representa um aumento de 120% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Estado registrou 92.957 entradas estrangeiras. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo.

O número representa 6,3% do total de turistas que desembarcaram no Brasil de janeiro a junho. Em Santa Catarina, a maioria deles chegaram da Argentina (168.107).

Fonte: NSC Total

Leia também: SC autoriza concessão para a exploração de atrativos do Parque da Serra Furada