Roteiro pela Serra Catarinense Veja como aproveitar o melhor do inverno no Estado
07.jun.23 | Por: ABIH-SC

Roteiro pela Serra Catarinense: Veja como aproveitar o melhor do inverno no Estado

Roteiro pela Serra Catarinense: Veja como aproveitar o melhor do inverno no Estado

 

Se o verão catarinense é do litoral e das belas praias do Estado, quando chega o frio, é a vez de a região serrana ter seu momento de brilhar. Destino certo para quem curte os dias gelados, de paisagens naturais de tirar o fôlego, de ecoturismo e esportes radicais, ou mesmo de descansar em meio à natureza, a Serra Catarinense tem cultura, gastronomia e lazer para todas as idades. E, quando as temperaturas começam a baixar, é o melhor momento para visitar os pontos turísticos, conhecer os hotéis-fazenda e se impressionar com a vista.

Formada por 19 munícipios — Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema —, a Serra Catarinense tem uma gastronomia típica cheia de sabor, festividades da época e o clima de inverno que dá um charme especial para qualquer passeio, seja em família, entre amigos ou para casais.

Com suas estradas sinuosas, a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco são paradas obrigatórias para admirar a paisagem de cachoeiras, rios, vales, cânions e florestas de araucárias. Essa formação natural, além de uma bela vista, oferece também pontos para a prática de esportes radicais, como rapel, canyoning, mountain bike e tirolesa.

Além disso, nos meses mais frios, existe ainda a chance de ver neve em algumas cidades, como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema — inclusive, em 2022, ocorreu um fenômeno extraordinário: os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra registraram neve e sensação térmica de -20°C no dia 1° de novembro, de acordo com medições do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM).

Neste ano, o Governo do Estado lançou o calendário turístico Estação Inverno, que envolve 21 municípios com perfil para o turismo de inverno, buscando desenvolver ainda mais o potencial turístico na temporada de frio. Confira o que a região serrana tem a oferecer nos próximos meses:

  • Gastronomia

 

A culinária típica campeira é cheia de sabor e de ingredientes especiais: com muitas receitas à base de pinhão, truta e carne de gado, muito ligada às tradições da Serra. Os pratos têm influência de diversas culturas de imigrantes que chegaram à região, que conta com grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares, cantinas, pizzarias, entre outros.

Alguns pratos típicos da culinária serrana são arroz carreteiro, feijão tropeiro, churrasco, paçoca de pinhão e, claro, o famoso entrevero lageano, que mistura carnes suína e bovina, pinhão, tomate, tempero verde, pimentão, alho e cebola para criar um dos mais famosos pratos da região.

A Serra oferece experiências únicas para os apreciadores de uma gastronomia de qualidade — Foto: Freepik

A Serra oferece experiências únicas para os apreciadores de uma gastronomia de qualidade — Foto: Freepik

Doces de frutas, doce de abóbora, frutas da região como uvaia, maçã, pêssego e ameixa, além do café tropeiro, completam o cardápio.

  • Cânions, picos e cachoeiras

 

Quem gosta de apreciar as belezas naturais nunca vai ficar sem ter o que fazer. Em Lages, um dos pontos turísticos naturais é o Salto do Rio Caveiras, uma cachoeira de mais de 200 metros de extensão, além da “Garganta do Diabo”, uma passagem do mesmo rio por entre paredes rochosas de cerca de 100 metros de altura, com uma cachoeira escondida.

Em Urubici, o Morro da Igreja tem a vista para a Pedra Furada, formação geológica localizada no Parque Nacional de São Joaquim. É o terceiro ponto mais alto do estado e um dos mais altos da região Sul.

Os cânions também são cartões postais da Serra. Localizado em Bom Jardim da Serra, o Cânion das Laranjeiras é um dos mais conhecidos, com cinco quilômetros de extensão, penhascos e cachoeiras. O topo fica em Bom Jardim, e a parte de baixo, no município de Barracão.

  • Ecoturismo

 

Além das formações de cânions, das cachoeiras e rios, a região serrana também possui inúmeras trilhas para caminhada e cicloturismo, com diversos níveis de dificuldade. Iniciantes podem começar com pedaladas mais curtas, percorrendo estradas de chão em meio às araucárias e as plantações. Quem gosta de aventura pode se desafiar a pedalar as serras ou a cumprir o desafio do Morro da Igreja, trilha de mountain bike de 41 quilômetros de extensão que leva ao Mirante da Pedra Furada, pico a 1880 metros de altitude em Urubici.

Outras opções são curtir as atrações dos hotéis-fazenda, muito comuns na região, que costumam ter trilhas, tirolesas, cavalgadas e outras atividades que são perfeitas para crianças, famílias e qualquer pessoa que queira aproveitar o dia em meio à natureza.

  • Festa do Pinhão

 

Tradicionalíssima em Santa Catarina, a Festa Nacional do Pinhão é realizada anualmente em Lages, uma das maiores cidades da Serra Catarinense. Neste ano, a 33a edição do evento tem início em 2 de junho e se estende até o dia 11, com shows nacionais, festival de música nativista e gastronomia típica.

Fonte: G1

Leia também: Inscrições Abertas: Participe gratuitamente do Encatho & Exprotel!

 

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES