Rentabilidade, um índice interessante e importante
21.set.23 | Por: ABIH-SC

Rentabilidade, um índice interessante e importante

Rentabilidade, um índice interessante e importante

Primeiramente é importante saber o conceito correto de rentabilidade: é o percentual de retorno obtido através de um valor investido, a remuneração de uma aplicação financeira.

Muitos confundem com lucratividade, que é a diferença entre as receitas operacionais e a despesas operacionais, no caso de uma empresa.

A rentabilidade é um dos indicadores mais importantes em uma empresa. É através desse índice que posso saber se meu investimento está gerando o retorno adequado de acordo com o mercado.

Esse índice vai mostrar também se nossa empresa é eficiente. A rentabilidade pode ser afetada negativamente se não houver uma boa gestão dos gastos.

Então, qual seria a rentabilidade ideal para minha empresa?

O mercado financeiro é o parâmetro ideal. É claro que para chegar ao número perfeito é importante observar algumas variáveis como por exemplo, a depreciação, quando há bens móveis e imóveis, os investimentos, impostos sobre esses rendimentos, etc.

Mas para não complicar muito o entendimento, a forma simples seria primeiramente saber o valor do negócio (valuation) ou valor do investimento e depois saber calcular o lucro gerencial.

Porque digo gerencial: porque em algumas empresas, o resultado contábil é um pouco diferente do resultado gerencial, devido a classificação de algumas despesas. Um exemplo é classificação de gastos com manutenção e investimento, que dependendo do regime tributário, acaba tendo uma diferença tênue em uma classificação contábil e outra, pendendo para o lado mais favorável financeiramente.

Mas, vamos lá, depois que sabemos o valor do investimento e calculamos o lucro, já podemos ter uma ideia da rentabilidade.

Basicamente, basta dividir o lucro pelo valor do investimento. Significa que, se nós tivéssemos aplicado esse capital em uma renda fixa, qual teria sido o retorno mensal desse investimento.

Aplicando esse capital em um negócio, quanto terei de retorno?

Eu levo em consideração ainda que o negócio precisa ter uma rentabilidade maior que o banco, uma vez e meia a duas, talvez, porque no negócio temos o trabalho, o “stress”, a baixa liquidez e por aí vai. Se não houver essa rentabilidade, seria melhor colocar no banco e ficar vendo Netflix apreciando o dinheiro entrando na conta todos os meses. Mas tem casos e casos.

E ainda para saber se meu negócio é viável financeiramente, preciso saber quanto tempo levarei para ter o retorno de todo meu investimento, o que chamamos de payback, e só a partir daí é que terei uma rentabilidade de fato.

Então, administre bem seu negócio, tenha todos os indicadores em mão de forma técnica e precisa e saiba se sua empresa é viável de fato, sem isso, o resto é apenas amor.

Fonte: Deverson L. G. Pereira – Diretor de Controladoria ABIH-SC

Leia também: Mês do Cliente é na ABIH-SC

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES