Prazo para cadastramento de soluções tecnológicas termina na próxima segunda (28)

Termina na próxima segunda-feira (28.02) o prazo para o cadastramento de soluções tecnológicas que possam servir de inspiração para “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI) – projeto pioneiro que busca transformar cidades brasileiras em destinos inovadores. A iniciativa é voltada a empresas e startups do Brasil que possuam projetos inovadores na área do turismo. O objetivo é que, após uma avaliação, os projetos componham um catálogo, que deve ser lançado no próximo mês.

A seleção, iniciada em 9 de dezembro de 2021, é organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, que desenvolvem um projeto-piloto de criação de DTIs envolvendo 10 cidades das cinco regiões do país.

Inscreva-se AQUI.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a inovação já é um dos principais impulsionadores do turismo no mundo e o Brasil possui um volume grande de empresas que podem agregar ao setor. “Somos um país que está avançando no desenvolvimento tecnológico e o turismo precisa avançar junto. Queremos reunir soluções que ajudem a proporcionar as melhores experiências possíveis aos nossos visitantes, que cada vez mais buscam soluções tecnológicas ao escolher um destino de viagem”, disse.

Além de auxiliar o desenvolvimento do setor, a expectativa é de que a iniciativa dê visibilidade a empresas e startups que oferecem projetos de vanguarda para o desenvolvimento do setor, de forma a estreitar laços junto ao poder público e otimizar o crescimento do ecossistema de inovação em escala local, regional e nacional. As iniciativas elegíveis envolvem a digitalização de negócios e destinos, a personalização de experiências do visitante, marketing, economia criativa e automação, entre outros campos.

DTI – Inédito no Brasil, o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em espaços inovadores, sustentáveis, seguros e criativos, tanto para os turistas como para a sua população. Participam da ação duas cidades representando cada uma das cinco regiões do país: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do TurismoCategoriaViagens e Turismo

fONTE: mTUR