10.mar.22 | Por: ABIH-SC

Pesquisa de demanda turística: dados preliminares indicam crescimento do turismo regional em Santa Catarina

Foto: Felipe Carneiro 

Os primeiros dados prévios da pesquisa de demanda turística em Santa Catarina, executada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), revelam um crescimento do turismo de interior nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

As primeiras informações apresentadas pelo estudo indicam que um terço dos catarinenses pretendiam viajar dentro da sua própria região turística durante as férias de verão.

A pesquisa mostrou que 40% dos catarinenses que pretendiam viajar iriam se hospedar em hotéis, 20% em aplicativos de locação e 15% na casa de familiares. O estudo revela também a influência das redes sociais na decisão do destino e que apenas 15% dos participantes viajariam para o exterior.

– Pela primeira vez na história a Santur faz uma pesquisa que contemple todas as regiões turísticas do estado, com tecnologia inovadora para a coleta de dados. Esse é mais um passo para nos ajudar na tomada de decisões em benefício do setor. Essas informações irão traçar um panorama do turismo em Santa Catarina – destacou o presidente da Santur, Renê Meneses.

O responsável pela pesquisa, o professor Francisco Antônio dos Anjos, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ressaltou os dados parciais divulgados.
– Historicamente a maioria dos turistas vêm ao litoral nos meses de verão e a pesquisa mostra que esse perfil está mudando. A pandemia incentivou a busca por regiões sem grandes aglomerações e a segurança do local foi uma das principais motivações dos catarinenses na hora de escolher o destino – explicou o professor responsável pela pesquisa, Francisco Antônio dos Anjos.

Os dados apresentados nesta primeira fase são relacionados aos turistas catarinenses e foram coletados via internet. Entretanto, o diagnóstico abrange 13 regiões turísticas do estado e conta também com o uso de 200 beacons espalhados em diversos destinos e atrativos. O trabalho segue até agosto de 2022 e inclui ainda o monitoramento de telefonia móvel.

A pesquisa é um investimento da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), com participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Fonte: Santur

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