Dentre as 39 praias pertencentes ao município de Bombinhas, que formam a Costa Verde e Mar, Mariscal recebeu o selo Bandeira Azul devido às características naturais e infraestrutura oferecidas aos turistas. Com cerca de quatro quilômetros de extensão, a praia foi batizada de Mariscal devido a grande quantidade de mariscos presentes nos costões. A pesca esportiva também é muito praticada no local, que possui uma grande biodiversidade marinha por conta do mar aberto.
Considerada uma das mais paradisíacas praias da região, Mariscal possui águas límpidas e é cercada de plantas nativas, formando uma encantadora paisagem. Toda a orla é emoldurada pela vegetação de restinga preservada e a longa extensão de areia é perfeita para a prática de caminhadas. A água do mar é cristalina e ideal para banhistas de todas as idades. Em alguns pontos, a água é muito calma e em outros pontos formam-se ondulações que possibilitam a prática do surfe.
A Praia de Mariscal é localizada em um bairro homônimo, que surgiu a partir de um loteamento criado no final da década de 1970, com pouco mais de 240 metros de extensão. O bairro conta com diferentes opções de bares, restaurantes e pousadas. A Praia de Mariscal é margeada pela Avenida Água Marinha, que foi reurbanizada e conta com estacionamento, ciclovia, praça e espaços de lazer.
Bombinhas, no litoral Norte de Santa Catarina, é considerada a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios do Estado. O município é vizinho dos principais destinos turísticos catarinenses, como Balneário Camboriú e Itapema, e fica a 77 quilômetros de Florianópolis com acesso via BR 101.
Bandeira Azul
Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.
A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.
Fonte: Santur