O ministro do Turismo, Carlos Brito, participou nesta quarta-feira (05.10) da abertura da 37ª Oktoberfest, em Blumenau (SC). O evento, que acontece após dois anos de paralisação por conta da pandemia, é um dos maiores festivais de cerveja do mundo, atrás apenas da original, realizada em Munique, na Alemanha. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas passem pelo local nos 18 dias de festa e movimente cerca de R$ 300 milhões.
Durante sua passagem pelo evento, Carlos Brito acompanhou o tradicional desfile na Rua XV de Novembro, que integra às comemorações alusivas à cultura germânica de Blumenau. Ao todo, cerca de 100 atrações diferentes desfilaram no local, distribuindo sorrisos, alegria, muita irreverência e muito chope, ponto alto da tradicional festa.
Logo após o desfile, o ministro conheceu um pouco mais da estrutura do local da festa e participou da abertura oficial do evento. Estiveram presentes o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Moacir Sopelsa; e o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos, entre outras autoridades.
Em sua fala, o ministro Carlos Brito destacou a importância da retomada dos grandes eventos, como a Oktoberfest, para a economia local e do país. Além disso, Brito ressaltou que os bons números que o turismo vem registrando nos últimos meses vêm para mostrar a imponência do setor no desenvolvimento econômico do país. Por fim, agradeceu a presença de todos e desejou boas festas aos presentes, cerca de 35 mil pessoas.
Música, alegria, tradição, energia e muita animação, reunidos em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. Essa é a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior das Américas! Desde a primeira edição, em 1984, o evento mostrou a sua importância e entrou para a história. Atualmente, a festa tem duração de 18 dias e a cada ano que passa surpreende e encanta os visitantes.
Fonte: Mtur