15.jul.21 | Por: ABIH-SC

Índice de atividades turísticas cresce 18,2% em maio

Índice de Atividades Turísticas subiu 18,2% no mês de maio, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros (60,7%) e de alojamento e alimentação (18,0%), que inclui restaurantes e hotéis. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13.07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as 12 Unidades da Federação pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para Bahia (+52,5%), Distrito Federal (+49,3%), Rio Grande do Sul (46,9%), Espírito Santo (+37,3%) e Minas Gerais (+34,3%). O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que o resultado indica a tendência de reaquecimento da cadeia produtiva do turismo, a partir do avanço da vacinação no país.

“O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. Por isso, desde o início atuamos para proteger o setor e prepará-lo para a retomada das atividades, com oferta de crédito, investimentos em infraestrutura turística e orientações sobre boas práticas de segurança, por exemplo. A cada dia mais o nosso governo avança na vacinação da população e, aliada a adoção de protocolos de biossegurança, acredito que muito antes do que se imagina vamos ter a tão sonhada retomada plena das atividades turísticas”, diz Machado Neto.

É o segundo crescimento consecutivo do índice, tendo em vista que o IBGE revisou a taxa de abril, passando de uma retração de 0,6% para um avanço de 4,3%. O aumento registrado no mês de maio recupera boa parte da queda de 26,5% observada em março deste ano.

“Em março, houve um maior número de restrições ao funcionamento dos estabelecimentos considerados não essenciais motivados pela tentativa de se conter o espalhamento da Covid-19 naquele mês”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. “O setor de serviços [no qual o Turismo está incluído], com esse crescimento no mês de maio, volta a ultrapassar o nível pré-pandemia, situando-se 0,2% acima de fevereiro de 2020”, completa Lobo.

A Pesquisa Mensal de Serviços produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o Turismo está incluído. Em maio, o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% frente a abril.

 Pesquisa Mensal de Serviços –   Volume de Atividades Turísticas

Variação mai/2021 a abr/2021

UFVariação
BA52,6
DF49,3
RS46,9
ES37,3
MG34,3
SP30,3
GO26,1
CE19,5
RJ18,5
PE16,8
SC13,3
PR11,7
Brasil18,8

Fonte: IBGE/PMS


PROTOCOLOS – Para preparar o setor de turismo para a retomada das atividades, de forma segura e responsável, ainda no ano passado, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança elaborados pela Pasta. E, desta forma, proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.

Atualmente, mais de 28,7 mil selos já foram emitidos para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico. Para saber mais, acesse AQUI.

Fonte: Mtur

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES