O mercado está em constante evolução e inovação, isso é fato. Outro fato é que, para uma empresa se manter forte e presente nesse mercado, é preciso reinventar-se diariamente, como é o caso do setor de hotelaria, que foi muito afetado pelo surgimento novas tecnologias e startups como Airbnb, Uber Eats, iFood.
Essas grandes tendências impactaram toda a indústria, redefinindo a maneira como as pessoas fazem suas coisas, como apresentou Amir Nahai, CEO Global de Alimentos e Bebidas de Accor, a maior do ramo.
Segundo Amir, os hoteleiros devem tirar proveito das tendências e se
adaptar suas locações, bares e restaurantes à necessidade dos clientes. Uma
forma de
fazer isso é oferecendo produtos e serviço melhores que as dessas
plataformas, algo que diga ao cliente “aqui você vai se divertir mais conosco do que em outro
lugar”. Ou seja, adaptar sua infraestrutura de modo a conquistar os olhares dos consumidores para os momentos inesquecíveis que eles podem ter.
Outra forma é resumida no velho ditado “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Estruturar uma plataforma de delivery pode ser uma saída bem vantajosa para algumas redes de hotéis. Essa opção, no entanto, precisa ser bem estudada e planejada, de modo a alcançar bons resultados.
Percebemos com isso que, em vez de pensar nas novas tendências como ameaças, deve-se pensar nelas como oportunidades. Oportunidade de mudar, de oferecer um produto ou serviço melhor, de entregar mais valor e confiança.