Encontro Regional de Turismo inicia na Alesc, com foco na criação de projetos comuns
19.out.23 | Por: ABIH-SC

Encontro Regional de Turismo inicia na Alesc, com foco na criação de projetos comuns

Encontro Regional de Turismo inicia na Alesc, com foco na criação de projetos comuns

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Teve início, na manhã desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa, a 3ª edição do Encontro Regional de Turismo, promovido pela Prefeitura de Florianópolis em conjunto com a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).

O evento se estende até esta quarta-feira (18) e reúne gestores públicos e representantes de entidades empresariais.

Participaram da cerimônia de abertura, os deputados Pedrão Silvestre (PP), e Marquito (Psol), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou a importância do Encontro como uma forma de propiciar a troca de ideias e experiências sobre a administração do setor de turismo nos municípios.

“Esse tipo de evento é muito importante porque cria um espaço para o debate entre prefeitos, secretários municipais, instâncias estaduais e operadores de turismo, mas, principalmente, para que consigamos criar mecanismos para que esse tipo de turismo integrado e regionalizado seja permanente, perene, independente de mandatos e gestões.”

Regionalização do turismo

Um dos temas centrais do Encontro foi justamente a construção de um projeto de turismo de base regional, visando incluir todos os municípios da Grande Florianópolis. De acordo com o deputado Marquito, a ideia também tem sido trabalhada no âmbito da Comissão de Turismo da Alesc, que aprovou a realização de seminários sobre a capacitação para as instâncias de governanças regionais (IGRs), responsáveis por planejar o turismo em âmbito intermunicipal.

“O que a regionalização determina é justamente a valorização dos diferentes destinos e das diferentes experiências turísticas em um mesmo território, não necessariamente em um mesmo município. Neste sentido, precisamos trazer o turista para que ele tenha essas experiências múltiplas em um território, que às vezes envolve mais de um município, como por exemplo a criação de uma rota gastronômica, de uma rota paisagística, de uma rota histórica.”

Na condição de presidente do Colegiado de Turismo da Granfpolis, Rodrigo Ferreira também se mostrou partidário da iniciativa. “Precisamos integrar nossa região para que nos tornemos cada vez mais importantes na escolha do turista em seu destino de viagem, o que possibilitará movimentar cada vez mais a nossa cadeia econômica.”

Ferreira, que também atua como secretário de Turismo do município de Santo Amaro da Imperatriz, revelou que o município já deu os primeiros passos nesse sentido, por meio da implementação da atividade de balonismo, em conjunto com o município vizinho de Águas Mornas. Na ocasião, ele também defendeu a criação de um roteiro comum de cicloturismo, proposta que já contaria com a adesão de 11 administrações municipais.

O exemplo de Nova Veneza

A abertura da 3ª edição do Encontro Regional de Turismo contou ainda com uma palestra sobre a experiência de Nova Veneza na área do turismo. Localizado no Sul do estado e com 13,6 mil habitantes, o município desenvolve ações que são consideradas exemplos a seguir pelas demais gestões municipais em Santa Catarina, como a promoção de eventos como a Festa da Gastronomia Típica Italiana e o Carnevale di Venezia, e de atrativos como uma gôndola da região de Veneza, na Itália.

A apresentação foi feita pela secretária de Cultura, Esporte e Turismo do município, Carolina Ghislandi, que afirmou que a iniciativa de fomentar o turismo local foi tomada no ano de 2006, com vistas a aproveitar as características e atrativos que já estavam presentes no próprio município.

“A partir daí começamos a investir, tanto a iniciativa privada quanto a pública, para que se oferecesse uma estrutura diferenciada para quem viesse nos visitar, mas sem descaracterizar a essência de Nova Veneza, que é uma cidade do interior, com características de cultura italiana.”

Ela ressalta que a preservação das características identitárias da cidade e da cultura local, é justamente um das principais diretrizes do modelo, que a seu ver, também pode ser aproveitado por outros municípios.

“Nós estamos seguindo uma linha de divulgação turística que respeita muito a característica do município, que é a valorização da cultura do imigrante europeu, da cultura local, da agricultura familiar, mas também sempre se conectando com as outras culturas da região, ao turismo de natureza, ou ao turismo religioso. Então Nova Veneza aprendeu a fazer um tipo de turismo que dá muito certo em Santa Catarina e que pode se tornar um diferencial do nosso estado.”

O Encontro Regional de Turismo se estende durante todo o dia, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa.

Alexandre Back
AGÊNCIA AL
Fonte: ALESC 

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES