O foco de uma rede de hotelaria é proporcionar a melhor experiência para seu hóspede. Nesse contexto, a governança hoteleira é muito responsável por tornar a estadia dos hóspedes agradável e surpreendente.
Organização e limpeza são pontos importantes para qualquer pessoa, seja em casa, no trabalho ou em suas viagens. Saiba mais sobre como a governança de hotel funciona e por que você deve adotar um sistema de gestão para auxiliá-lo nessa tarefa.
A governança em hotelaria é responsável pelo seu principal atrativo: a hospedagem. O produto adquirido pelo cliente é o local de sua estadia em sua viagem, seja a trabalho ou lazer.
É equivocado pensar que o trabalho de uma governanta se resume somente à limpeza, já que seu maior objetivo é buscar o bem-estar, conforto e satisfação dos hóspedes. Tudo isso bem alinhado resulta em uma maior fidelização do seu público. Entre as principais atividades da governança, podemos citar:
A governanta de hotel é responsável pela área que tem mais custos e a maior equipe do negócio. Esse setor deve estar sempre integrado a todas as outras esferas do hotel, desde a recepção até o restaurante.
É nesse momento que as inovações digitais ganham espaço. Saiba como a tecnologia otimiza os processos internos e facilita a vida dos gestores e colaboradores de um hotel.
Como já citamos, o setor de governança de um hotel consome uma grande quantidade de suprimentos e mão de obra. Dessa forma, uma boa fatia do orçamento do hotel é destinada a esse setor.
Um sistema de gestão, portanto, é perfeito, para controlar o estoque e o consumo de forma precisa e automatizada.
O software permite ao gestor observar o que vem sendo utilizado e o que está sendo desperdiçado. A partir disso, medidas podem ser tomadas rapidamente, aproveitando melhor os recursos sem aumentar os gastos.
Como a governança hoteleira exige muitos colaboradores, fazer a gestão de tantas pessoas é um desafio. Nessa fase, qualquer erro pode ter grande impacto financeiro.
Se faltam colaboradores, o hotel pode não conseguir atender à demanda de um horário, ou submeter colaboradores a períodos maiores, o que pode acarretar em multas e excesso de carga horária.
Nesse sentido, um sistema voltado ao hotel ajuda a gerenciar turnos, visualizar esquemas de reposição de pessoal e demais trabalhos de maneira simples, organizada e automatizada.
Um ERP para hotel distribui automaticamente as rotas de limpeza para as camareiras, combinando dados de check-in e check-out. Seguindo esse ritmo, a governança também recebe confirmações dos quartos que já estão limpos ou não.
Tecnologias complementares também atuam na limpeza do ambiente. Máquinas inteligentes geradoras de ozônio ajudam no combate a ácaros e outras melhorias, como cheiro de mofo e cigarro.
O bom rendimento da governança depende muito da rapidez das camareiras. Serviços lentos atrasam a liberação de um quarto, prejudicando o check-in de novos hóspedes.
Com uma alta rotatividade de pessoas, realizar esse processo rapidamente, entre as saídas e entradas, é essencial para manter a rotina do hotel funcionando perfeitamente.
Um sistema pode monitorar o tempo que cada profissional de limpeza e organização gastou em cada área. Com essa função, você pode saber, ao mesmo tempo, quais quartos já estão liberado para novos hóspedes e a performance dos colaboradores.
Vale ressaltar que agilidade não substitui qualidade — dois quesitos fundamentais para um hotel e sua relação com os hóspedes.
Já parou para pensar que uma simples troca de turnos pode não cumprir com uma demanda solicitada? Se um hóspede requisita um serviço de troca de toalhas ou lençóis, por exemplo, e os dados não estiverem sincronizados para a visualização dos colaboradores responsáveis, a solicitação pode se perder.
Se as informações ficam agrupadas em um sistema central, é possível notar quais materiais serão necessários, qual funcionário está mais próximo do local etc. Ainda é possível saber em quanto tempo o pedido foi resolvido.
Dessa forma, o risco de cruzamentos de dados é reduzido, e nenhuma informação é deixada de lado se um colaborador não puder atendê-la naquela hora exata. O fluxo de tarefas não é interrompido, seguindo um ritmo constante e trazendo maior organização e foco.
Ao longo deste texto, mostramos para você os pontos que tornam a governança hoteleira algo tão importante. Também discutimos sobre como um sistema de gestão ajuda esses processos a serem melhor gerenciados e otimizados.
As inovações tecnológicas chegaram para revolucionar a forma como a hotelaria estrutura seus processos, e na hora de escolher sua solução, saiba que você pode contar com a TOTVS, uma empresa 100% brasileira e que atende todos os segmentos do mercado.
Se você acha que os sistemas TOTVS são voltados apenas a empresas de grande porte, está na hora de mudar esse pensamento! Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para saber qual produto é o mais indicado para seu negócio.
Fonte: Totvs