Depois de dez anos na presidência da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Amaral Moritz deixa o cargo com um importante legado para o setor. Quem assume o posto é o empresário Marco Aurélio Floriani, empossado na terça-feira (4).
Fundador da Câmara, Moritz assumiu em 2010 a missão de estruturar e integrar as entidades do trade turístico de Santa Catarina com o segmento do comércio e serviços, representados pela Federação. Sua gestão acompanhou as mudanças do setor no Estado, desde a regionalização do turismo até as PPPs.
À frente do órgão, atuou como interlocutor da classe empresarial junto ao Governo para a redução da carga tributária, regulamentação das Feirinhas do Brás, fortalecimento das parcerias público privadas, entre outras medidas e propostas de políticas públicas; articulou a integração das 13 Instâncias de Governança do turismo, que passaram a ter assento na Câmara; percorreu os destinos turísticos do Estado para mapear as demandas locais e as ações prioritárias com o Programa Turismo em Movimento (TEM); e ajudou na criação do Observatório do Turismo e da Rede de Inteligência do Turismo de SC.
Por conta do perfil de liderança e experiência no mercado hoteleiro, transitou em diversas entidades: foi diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional, presidente da ABIH SC por 8 anos, membro do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Secretário de Turismo de Florianópolis, entre outros. Moritz segue atuando como empresário e com cadeira em diferentes órgãos representativos do setor.