19.dez.19 | Por: ABIH-SC

Câmara concede cidadania honorária à desembargadora Rosana Fachin

Segunda-feira (16) foi um dos dias mais importantes do ano para a Câmara de Vereadores de Penha. Após a eleição para a Mesa Diretora em reunião ordinária, o Legislativo Penhense realizou uma solenidade para a outorga do título de cidadã honorária para a senhora Rosana Fachin, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, e também a entrega da Comenda do Mérito Legislativo Expedicionário Tenente Milton Fonseca para o policial militar Joceli Bonotto.

Pela primeira vez, desde sua instalação em 31 de janeiro de 1959, a Câmara de Penha contou com a presença de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na casa. O ministro Edson Fachin prestigiou a homenagem concedida à sua esposa Rosana e compôs a mesa juntamente com o presidente da CVP, Everaldo Dal Posso (MDB), os demais vereadores, contando ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, do magistrado Rodrigo Dadalt, titular da Unidade Judiciária de Penha, do comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Carlos Alberto Mafra Jr, do vice-prefeito Lindomar Schulle Filho (PSD), do deputado estadual Ivan Naatz (PV), do padre Josué de Brito Souza, além é claro, dos homenageados, seu familiares, amigos e representantes da comunidade.

Cidadã honorária

Rosana Fachin manifestou a sua gratidão a toda a comunidade penhense. “Expresso a minha honra e gratidão pela cidadania honorária que o poder legislativo me concede. Passo a ser penhense por adoção e por isso muito me orgulho”, destaca a desembargadora.  

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), formada no ano de 1981, Rosana é desembargadora do TJ-PR desde 2004 e é casada com Luiz Edson Fachin, ministro do STF, com quem teve duas filhas – Camila e Melina – além de três netos: Bernardo, Flor e Bela.

Com casa no município de Penha há vários anos, Rosana contribuiu para a instalação da Unidade Judiciária Avançada no município, inaugurada em setembro deste ano e que pode ser um primeiro passo para que a cidade tenha uma Comarca independente de Balneário Piçarras.

O ministro Edison Fachin também agradeceu aos vereadores e destacou a importância do respeito às instituições. “Aqui estão os mandatários escolhidos pelos munícipes para que realizem todos os afazeres atinentes ao mandato outorgado pela soberania popular… Em uma democracia representativa é fundamental que tenhamos sempre presente o respeito às instituições e de um modo ainda mais especial o respeito às atividades destas instituições. Pessoas erram e devem responder pelos seus erros, mas as instituições são permanentes. Passamos nós, os sujeitos de carne e osso”, ressaltou em seu discurso.

Mérito Legislativo

O sargento da polícia militar Joceli Gonzatto Bonotto agradeceu ao presidente Everaldo Dal Posso (MDB) e aos demais vereadores pela homenagem. Ele foi o primeiro a receber a Comenda do Mérito Legislativo Expedicionário Tenente Milton Fonseca, criada pela Câmara este ano, em reconhecimento às pessoas que contribuem com a comunidade penhense. “Quero agradecer o reconhecimento desta casa, da cidade, agradecer o reconhecimento dos meus colegas de trabalho. Agradeço a todos com muito carinho e continuarei trabalhando com ainda mais esforço pela nossa comunidade”, ressaltou.  

Bonotto é nascido em Santiago (RS), no ano de 1976, filho dos agricultores Adão José Bonotto e Elci Inês Gonzatto Bonotto. Durante sua juventude trabalhou na agricultura juntamente com seus pais, até ingressar na PM de Santa Catarina, no ano de 1996, sendo promovido a cabo em 2014 e a sargento em 2016. O policial atua no município de Penha há mais de duas décadas, com muita dedicação e respeito aos cidadãos penhenses.

Fotos

Vídeo

Fonte: CVP

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES