Para a Diretora Executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, Lara Perdigão presente no evento, o Observatório como foi executado é uma ferramenta importantíssima na solidificação do turismo de forma profissional, como citado por vários convidados que fizeram o uso da palavra. ” A presença das Instâncias de Governança, tanto no processo quanto no evento, demonstra a importância de se ouvir, ver e ler o que acontece na ponta. Lá onde o turista interage!”, afirma Lara Perdigão, que durante o ano passado esteve pela ABIH-SC, em várias reuniões e Meetings em algumas Instâncias. Precisamos dar apoio a e atenção ao que acontece na base do turismo em nosso Estado, finaliza Lara. A ABIH-SC parabeniza os hoteleiros envolvidos e os presentes neste importante evento do trade turístico catarinense.
Nosso reconhecimento a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) através da Câmara de Turismo, na pessoa do Sr. João Moritz, Conselheiro desta entidade, pelo excelente trabalho desenvolvido e a toda equipe do Senac SC.
O setor turístico de Santa Catarina ganhou uma nova ferramenta de gestão, planejamento e monitoramento das prioridades: o Observatório do Turismo, idealizado pela Fecomércio SC e Senac SC para dinamizar toda a cadeia produtiva. O lançamento do projeto, na noite de terça-feira (29), em Florianópolis, reuniu cerca de 200 atores do setor, entre iniciativa privada e poder público. Confira a galeria de fotos
Para dar a largada ao Observatório foi apresentado o relatório do Turismo Catarinense em Movimento, com 242 ações prioritárias em termos de gestão, governança, infraestrutura, inovação, legislação e qualificação. Os dados foram elencados em 2018 durante o ciclo de encontros nas 12 regiões turísticas do Estado, que abarcam 184 municípios, e estão disponíveis para acompanhamento público no site www.temsc.com.br .
“Essas informações sistematizadas podem ser utilizadas tanto pelo Governo, para direcionar políticas públicas e ações estratégicas para determinado segmento, como por empresários e entidades ligadas ao setor, no financiamento de projetos e atração de investimentos. Precisamos de diretrizes de longo prazo, de uma política assertiva para o setor. O objetivo é quebrar a sazonalidade do nosso turismo para atrair visitantes o ano todo e em todas as regiões”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Representando o governador Carlos Moisés da Silva, o secretário Adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Amandio João da Silva Junior, afirmou que o estudo balizará o governo na gestão do turismo e que “será a estrada que o Estado vai percorrer”.
“A iniciativa está alinhada às diretrizes da política nacional do setor. Santa Catarina é um dos estados pioneiros na integração das regiões e sistematização das ações prioritárias”, segundo o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, que percorreu as 12 regiões no ano passado.
Fonte: Fecomércio