A ABIH-SC está presente em vários conselhos, fóruns e ações que visam o desenvolvimento e o crescimento da região onde estão presentes os meios de hospedagens associados.Em Florianópolis, além de fazer parte do COMTUR, FORTUR e do CONDES, a entidade tem cadeira nos Conselhos de Desenvolvimento Regionais. Através da Lei da Política Participativa, que comemorou recentemente a aprovação de 70 projetos junto a Câmara Legislativa da capital junto a LOA ( Lei Orçamentária Anual), esta iniciativa inédita proporciona a população elaborar projetos e indicar aqueles que são mais importantes para a comunidade. Um dos projetos sociais da ABIH-SC é oferecer cursos gratuitos de Recepção para a comunidade fora do mercado de trabalho de cada região ligada ao Conselho.Ampliando para o estado, outro projeto da ABIH-SC para 2020 é a possibilidade de ter um representante em cada Instância de Governança Regional e poder atender a demanda também da região.
Já o FORTUR congrega as entidades do trade turístico, em reuniões mensais discute e busca soluções para os principais problemas relacionados a atividade.
Na foto, registro da primeira reunião do FORTUR do ano de 2020, onde vários assuntos foram discutidos, entre eles:Apresentação dos dados de ocupação nos meios de hospedagem da grande Florianópolis pelo Sr. Estanislau Bresolin (Presidente do SHRBS);em seguida
Raphael Dabdab (Presidente da ABRASEL) explanou sobre o quadro dos restaurantes principalmente no litoral durante o período do Natal ao dia 05/01/2020. Já Vinícius de Lucca (Superintendente de Turismo) , repassou algumas obras e ações para melhorias do turismo na capital, sendo o destaque a Ponte Hercílio Luz, a festa de Reveillon e as melhorias nas praias, sendo apresentados ainda os problemas de acessibilidade e locomoção na capital.
Marcelo Bohrer (Coordenador do Fortur), conduziu as falas elencando os assuntos que serão retomados posteriormente.Como convidado para a reunião – Miltinho Barcelos, Coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico, falou da importância da participação das entidades para conhecer de perto o que está tramitando na Câmara, poder apresentar sugestões e fazer parte das discussões.A reunião aconteceu na ACIF Central, sendo sugerido pelo coordenador que as próximas aconteçam em meios de hospedagens.