16.abr.20 | Por: ABIH-SC

5 dicas para entender e potencializar os resultados de buscas na internet para a sua empresa

A maneira mais rápida e simples de encontrar uma resposta ao que procuramos está ao nosso alcance imediato através dos principais buscadores da internet, o primeiro e mais conhecido é o Google e o segundo o Youtube.

As empresas que possuem um setor de Marketing ativo interno normalmente tem assistência de terceiros para traçar estratégias de venda, que neste caso são as agências de publicidade e marketing, porém, pequenas empresas não têm este suporte e efetuam a sua divulgação de forma mais “caseira”, utilizando os conhecimentos que possuem e que estão ao seu alcance.

Neste momento em que o setor de Turismo e Hotelaria está praticamente atuando no zero, muitas empresas optaram ou ainda vão optar pela redução dos serviços terceirizados, e nestes custos, estão contemplados os trabalhos de investimento de Marketing Digital, principalmente no Google Adwords, devido ao fato da falta de conhecimento suficiente para realizar a leitura dos relatórios e do entendimento da sua real importância.
Citamos 5 dicas que podem auxiliar na compreensão deste trabalho complexo, de extremo valor, e que você pode iniciar agora.

Aprenda a fazer uma busca: entender que a sua geolocalização¹ está totalmente ligada aos resultados da sua busca é muito importante, se você possui uma campanha paga e ativa de Google Adwords e a escolha do seu público para atingi-la é o estado de São Paulo, muito provavelmente ao inserir no buscador as suas palavras chaves mais importantes, o seu anúncio não será visualizado no seu device² se você estiver buscando as informações no estado de Santa Catarina, por exemplo. A maneira como você faz as buscas e os lugares acessados é o que dita a frequência dos termos mais pesquisados. Hoje não é novidade para ninguém que os sites que são próprios para mobile são os primeiros a serem apresentados aos pesquisadores, devido ao aumento de acessos efetuados pelos smartphones então, se o seu site foi pensado somente para o desktop, com certeza ele será apresentado posteriormente nas buscas.

Trabalhe com o topo e o meio do funil: aproveite o período de isolamento e que sua equipe de vendas possui mais tempo para pesquisa e entenda o perfil do seu cliente, o que ele irá buscar quando toda esta situação passar. Como? Utilize ferramentas gratuitas que podem auxiliar na descoberta de muitas estratégias potenciais. Deixe de trabalhar com quem está no final do funil, no caso as pessoas que procuram por um produto específico para ser utilizado instantaneamente como uma Distribuidora de Gás por exemplo, pois é um serviço emergencial e que com certeza será adquirido no momento da pesquisa e passe a trabalhar com quem está no topo e no meio do funil, pessoas que buscam por informações de segurança, datas de reabertura do estabelecimento, qual a melhor época para visitar a cidade, saber se o estabelecimento estará atuando em seis meses. Quem está no topo e no meio do funil buscará por estas informações e só viajará e efetuará uma reserva depois de obter todas as informações que deseja e que a internet pode proporcionar, as pesquisas do final do funil possuem maior investimento e com elas a concorrência é muito maior. Trabalhe com o Day by Day, mantenha o seu cliente informado das suas ações diariamente.

Teste suas buscas: estar presente na primeira página do Google não é uma tarefa fácil e muitas vezes mesmo com patrocínio mensal por parte da empresa depende de muito investimento na plataforma, pois é preciso disputar com grandes empresas de turismo e viagens que possuem uma verba altíssima destinada a este fim, como Booking.com, TripAdvisor, Trivago, entre outras. Coloque palavras chaves essenciais e veja quais são os concorrentes que aparecem nas primeiras posições. O teste de exemplo será realizado com a palavra Itacaré. Utilize uma página anônima no seu device para que as pesquisas realizadas anteriormente não sejam influenciadoras no resultado.

Como você vê na imagem acima as pesquisas mais frequentes realizadas são identificadas pelo buscador e entregues de maneira fácil. Uma única palavra chave pode se tornar muito abrangente, então, trabalhar com palavras de maior relevância auxiliam nas buscas de maior sucesso para a sua empresa. Ao invés de trabalhar somente com Itacaré, invista em Itacaré Bahia e trabalhe com ela para realizar todas as suas buscas e insights.

Responda o seu público: o melhor conteúdo orgânico que pode ser ofertado é através de um blog vinculado ao site institucional da empresa, e muitas vezes a dúvida está relacionada em qual conteúdo oferecer. Ao colocar a palavra chave de pesquisa no Google, ele também entrega as principais perguntas realizadas pelos usuários relacionadas aquele tema, e o que é de interesse real. Incluir informações no seu blog que respondam as estas questões possibilitará que o seu conteúdo seja entregue a um potencial cliente de forma orgânica.

  1. Simule suas buscas com ferramentas gratuitas: todas as ferramentas disponíveis para pequenas e grandes empresas de forma gratuita possuem suas limitações, porém, o necessário pode ser extraído se utilizarmos mais de uma delas e o melhor, com custo zero. Ferramentas que simulam a busca de acordo com a localização que você deseja, e que entregam o potencial e o resultado de palavras chaves dos últimos 30 dias, incluindo o volume de buscas e o valor do clique. Também é possível receber sugestões de novas palavras chaves, rastreamento de ranking diário e sugestões de SEO personalizadas. Podemos auxiliar na utilização destas ferramentas.

Um exemplo é a I Search From, esta ferramenta simula a busca de acordo com a localização que você deseja, ela está em inglês mas é muito simples de ser utilizada. Basta inserir o país, a língua desejada da pesquisa e a cidade em que você deseja visualizar as buscas.

A busca efetuada por Itacaré Bahia será realizada por um usuário de Minas Gerais, mesmo que nossa pesquisa seja realizada em Santa Catarina, desta forma você poderá saber como estão sendo entregues os anúncios da sua empresa em outras regiões ou países, e se seus concorrentes permanecem os mesmos do que no seu local fixo de pesquisa.

Muitas outras ferramentas estão à disposição para pesquisas e conhecimento das suas melhores palavras chaves e este é o momento de não se manter engessado com as palavras mais óbvias de pesquisa e que possuem um custo de clique mais alto.

Peça a sua equipe de vendas e marketing para efetuar estas pesquisas, estudar a sua empresa, o que o seu cliente deseja neste momento. Não contrate serviços de ads sem saber sua real importância, como estes devem ser realizados e sua complexidade.

Estas dicas são para que você consiga conversar e se comunicar melhor com o seu fornecedor, para que entenda de uma vez por todas os relatórios mensais que são enviados e muitas vezes não analisados corretamente, sempre com foco no melhor resultado em suas buscas.

As empresas que efetuarem atualizações durante o período de não atividades sairão ganhando lá na frente, quando algumas estarão apenas reiniciando sua caminhada no mundo digital.


¹ Geolocalização é a identificação ou estimativa da localização geográfica do mundo real de um objeto, como uma fonte de radar, telefone celular ou terminal de computador conectado à Internet.
² Device: dispositivo utilizado para pesquisas.

Maiele Farina

Consultora Mercadológica e Digital com ênfase em Hotelaria e Turismo.

maiele@farinaconsultoria.com.br

(48) 991080023

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