O que é self check-in e quais as suas vantagens?

A inovação no meio hoteleiro vem crescendo cada vez mais para facilitar a vida dos hóspedes e agilizar processos internos na recepção, governança, no setor de alimentos e bebidas, entre outros. Por isso é essencial entender o que é self check-in e como essa tecnologia pode impactar seu hotel.

Por isso, neste artigo falaremos mais sobre como essa inovação funciona e quais os benefícios que o seu negócio pode ter ao implementá-la. Continue a leitura e saiba mais!

O que é self check in?

Podemos definir o self check-in como um modelo de check-in em que os hóspedes do hotel podem acessar as acomodações sem a necessidade de terem contato com a recepção do hotel. Para isso, podem entrar no quarto por meio de uma fechadura inteligente ou um teclado numérico. 

Existem também totens semelhantes aos encontrados em shoppings para o pagamento do estacionamento ou a compra do ingresso para o cinema. Nesses totens de autoatendimento, os hóspedes podem acessar sua reserva e obter a chave para o quarto de forma simples e rápida. 

Assim, se diminui a necessidade de uma recepção para conseguirem fazem check-in em hotéis, o que dá a eles mais independência e autonomia. Além disso, com a utilização de um sistema de gestão é possível integrar todos os setores do hotel, otimizando as operações.

Por que implementar o self check-in?

Ao utilizar a tecnologia de self check-in, os dados coletados pelo sistema de gestão como o PMS, facilita que os outros sistemas utilizados no hotel compartilhem as informações dos clientes para oferecer um melhor atendimento. 

Além disso, investir em inovação em hotelaria favorece um atendimento mais ágil e de qualidade. Veja a seguir as principais vantagens dessa tecnologia para o seu negócio:

Mais autonomia para os hóspedes

Para tornar o hotel mais moderno e oferecer mais comodidade aos hóspedes, a tecnologia de self check-in é ideal. Como vimos, com essa funcionalidade, eles podem fazer o check-in quando acharem melhor a partir do horário indicado pelo hotel.

Por esse motivo, quando o hotel oferece a alternativa de check-in automático para seus hóspedes, proporciona mais conforto e melhora sua experiência de estada. Assim, eles poderão ficar mais satisfeitos com o hotel de modo geral.

Melhor aproveitamento dos profissionais

Cada vez mais as pessoas buscam o autoatendimento para agilizar processos e ter mais independência. Com o check-in é automático, é possível reorganizar as demandas dos profissionais e atribuir tarefas mais estratégicas para que eles foquem sua atenção. 

Dessa forma é possível que o hotel mude a forma como recepciona seus hóspedes, tendo mais tempo para oferecer serviços que agreguem valor, como o de concierges, por exemplo.

Mais oportunidades de vendas

Outra grande vantagem em entender o que é self check-in e implementá-lo em seu hotel, é criar oportunidades de upsell. Isso porque, com essa tecnologia, no momento do check-in você poderá oferecer upgrades pagos ou outros tipos de serviços.

Essa é uma ótima maneira de incrementar as vendas e apresentar aos hóspedes todos os serviços que o hotel tem disponível. Dessa forma, será possível aumentar a lucratividade de uma forma simples.

Atendimento omnichannel

Cada vez mais as tecnologias têm a possibilidade de se comunicarem, compartilhando dados e oferecendo o mesmo atendimento em diversas plataformas. Por isso, ao implementar o self check-in, o hóspede poderá encontrar as informações de sua reserva tanto no site do hotel, quanto em seu aplicativo.

Deste modo, quando a governança marcar que o quarto já está disponível para uso, ele será liberado para que um hóspede faça o web self check-in ou o check-in no quiosque de autoatendimento instantaneamente e já pegar sua chave.

TOTVS: inovação para seu hotel

Como pudemos entender com este artigo, o investimento em inovação é fundamental para atrair mais hóspedes e proporcionar um ótimo atendimento. E para aprimorar a experiência dos seus clientes, conte com o TOTVS Hospitalidade.

sistema de gestão hoteleira da TOTVS integra automaticamente os dados da reserva ao Front Office. Assim é possível que o check-in seja muito mais ágil, com opção de preenchimento das fichas de forma antecipada de pré-check-in

Além disso, o sistema também fornece uma visão completa dos principais processos operacionais e administrativos do seu negócio. Entenda mais sobre as vantagens que o sistema um sistema para hotel pode oferecer!