Mtur cursos de qualificação

MTur oferece cursos de inglês e espanhol para qualificação de guias de turismo

Qualificação profissional busca atender demanda crescente do setor e aumenta produtividade e competitividade na economia dos destinos turísticos. Os guias de turismo do Brasil têm mais uma oportunidade de qualificação profissional, oferecida gratuitamente pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O curso de qualificação nos idiomas de língua inglesa e espanhola, que começa nesta quarta-feira (11.11), foi pensado para atender a demanda crescente no mercado brasileiro de turistas estrangeiros. A capacitação dos profissionais do setor é um dos eixos de atuação da Retomada do Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo na última terça-feira (10.11).

Os cursos, que foram estruturados no formato EAD (Ensino à Distância) e semipresencial, têm carga horária de 200 horas e contaram com a participação da Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), no levantamento de demandas para a oferta das vagas. Está prevista para 2021 a abertura de novas turmas para os cursos de idiomas.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a qualificação profissional tem papel fundamental na retomada do turismo e, também, no aumento de produtividade e competitividade da economia nos destinos. “Os cursos oferecidos pelo MTur preparam os profissionais do setor para o atendimento aos turistas internacionais e contribuem para a melhoria dos serviços prestados”, disse. “É uma conquista importante para avançarmos com as políticas públicas de qualificação profissional aos atores que trabalham na linha de frente do turismo”, concluiu.

RETOMADA – Além dessa capacitação, o Ministério do Turismo está oferecendo os cursos de: “Atendimento ao Turista – Brasil Braços Abertos – BBA”; “Gestor de Turismo”; “Idiomas Inglês e Espanhol para Condutores” e, muito em breve, disponibilizará cursos de “Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regionais” nas cinco  macrorregiões do País e, ainda, oferta de cursos gratuitos por meio do” Edital de Chamada Pública a Instituições de Ensino, Públicas e Privadas/Entidades do Sistema S.

Fonte: Mtur