MTur apresenta Mapa do Turismo Brasileiro em Santa Catarina

Museu de Arte de Joinville, cidade que integra a região turística Caminho dos Príncipes no Mapa do Turismo de SC

Museu de Arte de Joinville, cidade que integra a região turística Caminho dos Príncipes no Mapa do Turismo de SC

 

Participam do seminário gestores públicos, secretários de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, além de técnicos e profissionais do setor

 

Gestores de turismo de Santa Catarina terão a oportunidade de conhecer melhor e tirar dúvidas sobre o Mapa do Turismo Brasileiro nesta terça-feira (18). Esta ferramenta de gestão será objeto de palestra e de atendimento presencial com técnicos do Ministério do Turismo durante o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, que será realizado em Santo Amaro da Imperatriz, na região metropolitana de Florianópolis. A programação do evento se estende amanhã, quarta-feira (19).

Logo após a abertura do seminário, o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, participa do painel Regionalização e Gestão do Turismo. “Vamos falar sobre as ações de regionalização, instâncias de governança, categorização dos destinos e principalmente sobre os requisitos para inclusão de municípios na nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, que vigorará em 2019”, afirma Cóser.

Nos dois dias de evento, a coordenadora-Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, atenderá os gestores municipais de turismo. A ideia é explicar aos interessados os critérios para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro e a metodologia de categorização dos municípios. “O mapa está sendo atualizado e os municípios podem mudar de categoria, dependendo das variáveis de desempenho. Por isso, é importante que os gestores conheçam bem as regras”, afirma a coordenadora.

O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios. Durante os dois dias de evento serão debatidas políticas públicas de turismo e troca de experiências com as prefeituras catarinenses. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do trade turístico, estudantes e público interessado. Fortalecimento das instâncias de governança; Turismo e a comunidade; Meio ambiente e o turismo; Inovação, Pesquisa e financiamento do turismo também estão entre os temas do seminário.

SC NO MAPA – Santa Catarina conta com doze regiões turísticas no atual Mapa do Turismo Brasileiro. São elas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos das Fronteiras, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

 

Fonte: Ministério do Turismo