Em junho 2020 vemos um início de retomada no setor Hoteleiro e Turismo. Tempos para revisar as estruturas, mudar os processos, criar comitês, pensar na volta por etapas e várias outras estratégias foram discutidas.
Não basta apenas pensar em cancelar ou colocar em stand-by os contratos com os prestadores de serviços, porque agora na retomada o que realmente será necessário. Mas será que a Tecnologia estava dentro desses comitês? Existem várias opções para que a Tecnologia melhore os processos de retomada, ainda mais que será gradual, com menos colaboradores, com menos hospedes, com menos quartos disponíveis, com menos A&B e com menos pedidos de Room Service. Por outro lado, teremos um aumento no trabalho da Governança, Reconciliação de Apartamentos, normas sanitárias, normas de acessibilidade, mapa de pessoas por ambiente. Com a volta da operação Hoteleira vemos que será uma abertura gradual em algumas regiões, Hotéis reabrindo com 20% da disponibilidade, 30% da disponibilidade ou 50% da disponibilidade.
Aqueles que já reabriram ou não fecharam hoje estão com 5 a 10% de ocupação. Com isso alguns cuidados devem ser tomados e medidas adotadas para que o custo caiba dentro da nova realidade.
Infraestrutura de WIFI
Como não teremos todos os andares abertos preciso manter meu Link 100% com um custo elevado nesse momento? Posso melhorar meu WIFI nos andares onde terei hospedes melhorando a experiência para eles? Datacenter ou CPD precisa estar local com alto custo de suporte?
Operação
Preciso estar pagando licença do meu sistema Front com 100% dos quartos se vou trabalhar nessa etapa apenas com 20 ou 30%? Todo processo On-line de Check-in ou Check-out foi revisado nessa parada, para que os hospedes não precisem ficar parados no Lobby? Hospede já recebe a chave pelo Celular? Assinatura FNRH e Scanner de documento pelo celular tudo Online e integrado.
Room Service
Meu processo já está on-line onde o hospede pode fazer seu pedido pelo smartphone? Ele ainda terá que pegar no telefone para fazer seu pedido? Mas e a higiene do telefone? Terei que ter um colaborador para anotar os pedidos?
Todo esse processo já pode ser Online através da leitura de um Qrcode no quarto, com o pedido indo direto para a cozinha. Esse processo de Room Service Online com certeza poderá aumentar as vendas e até mesmo gerar um novo negócio podendo a restaurante aceitar pedidos externos gerando uma nova fonte de receita, eliminando a folhetearia do quarto. Já pensaram nisso?
Governança
Todo o processo de reconciliação de apartamento, liberação do quarto, tempo de limpeza já está dentro de uma aplicação para melhorar os KPIs e performance? Ainda teremos os mapas de limpeza impressos e divididos com as camareiras? Liberação por rádio ou telefone?
Quartos em Escritórios
Caso realmente esse seja um caminho para poder gerar uma nova receita, algumas mudanças e melhorias precisam ser feitas: Meu WIFI nesse andar vai atender a demanda dos usuários?
O que preciso mudar para atender essa demanda?
Nesses quartos/escritórios já tenho estrutura como USB disponível?
Meu Link atende essa demanda?
Como vou liberar as Internet nesses quartos/escritórios sem meu PMs?
Posso remanejar minhas antenas de WIFI de outros andares?
Tenho Infraestrutura para isso?
A TV no quarto já tem acesso via HDMI ou Chromecast para transmissões de reuniões ou Lives?
Esses são alguns exemplos de como a Tecnologia pode melhorar em todos os processos produzindo uma melhor eficiência, segurança e trazendo redução de custos. Todas essas Tecnologias já estão disponíveis hoje. Iniciar pelo básico que é a revisão da Infraestrutura, implantar aplicações gerenciadas medindo performance e melhorando os processos operacionais são essenciais nesse momento. Vamos aproveitar esse tempo e criar novas oportunidades, melhoria nos processos operacionais e levar uma experiência positiva aos Hospedes.
Por, Jorge Della Via Junior
Consultor e Especialista em Tecnologia e Transformação Digital para Hotelaria.
Com mais de 18 anos de Experiência em tecnologia na Hotelaria posso te auxiliar, orientar e implantar as mudanças e melhorias necessárias pensando em performance operacional, redução de custos e experiência para os hospedes.
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