ABIH-SC completa 55 anos

ABIH-SC completa 55 anos de trajetória

Em 5 de setembro de 1965, é fundada em Florianópolis a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Não há duvidas que aquela união desenvolveria ainda mais a hotelaria e o turismo em todas as suas manifestações. Unificar pleitos junto ao governo, amparar e defender os legítimos interesses da categoria, uma maior integração dos empresários e a busca de soluções para o desenvolvimento do setor foram e continuam sendo até hoje os principais objetivos da entidade.

No ano em que comemora 55 anos de atividades, a ABIH-SC, segue trabalhando de forma conjunta com as demais entidades do trade. Continua escrevendo uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico das regiões turísticas do estado, mostrando a potência da indústria da hospitalidade.

Na década de 60 começa esta história. Primeiro com a luta pela construção da BR 101, visando o incremento do turismo. Já a primeira grande ação de divulgação dos empreendimentos hoteleiros aconteceu no 1º Festival de Gastronomia do Brasil, em São Paulo, projetando Santa Catarina.

Na década de 70 a hotelaria mostrava sua força com a realização da III Convenção Centro-Sul Hoteleira. Com a presença de autoridades nacionais e internacionais do setor; o Estado iniciava uma campanha divulgando as belezas, a gastronomia, a infraestrutura e a variedade de atrativos.

A década de 80 foi marcada pela realização do Encatho e da Exprotel, eventos que permanecem até hoje e são referencia nacional. Outro grande marco do período foi a elaboração de seu primeiro Estatuto o que concedeu autonomia a entidade.

Já na década de 90, o lançamento do 1º Guia de Hotéis de SC e do portal da associação mostravam o inicio de um novo milênio, a necessidade de modernização e capacitação dos meios de hospedagem.

Nos últimos 15 anos o trabalho tem sido intenso com o governo, para que os turistas cheguem a qualquer destino de Santa Catarina, seja por via aérea, pelo mar, ou pelas rodovias. A entidade também segue focada na divulgação dos empreendimentos hoteleiros e das potencialidades dos destinos turísticos, além da defesa dos interesses dos associados.

Há mais de meio século, a ABIH-SC vem impulsionando o turismo e o comércio do Estado por meio de ações que propiciam networking, cursos, workshops, palestras, treinamentos e consultorias para aperfeiçoamento profissional.

Para esta entidade continuar com força é essencial à participação e a união dos envolvidos com o setor.

A ABIH agradece a todos que participaram desta trajetória e convida você a também fazer parte desta história. Associe-se!