Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%
21.mar.24 | Por: ABIH-SC

Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%

Turismo de verão em SC cresce e eleva receita do setor em quase 20%

Números da temporada mostram queda na presença de argentinos (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo, Diário Catarinense)

Santa Catarina teve um aumento de 6,9% no volume de atividades turísticas em 2023, além de um aumento de receita de 19,8% e um saldo de empregos no setor de turismo de 4.834 vagas. Foram abertos 13.599 novos CNPJs, e destes, 95,8% são de microempresas. Os números fazem parte da Pesquisa de Verão 2023/2024 e foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), nesta terça-feira (19).

De acordo com o levantamento, Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre.

Já em termos de perfil dos turistas, a pesquisa observou uma manutenção da idade média dos visitantes, que ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.

Houve também um aumento expressivo no número de turistas em excursões, que chegou a 4,7% nesta temporada, impulsionando o tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas. Proporcionalmente, as famílias são a maioria entre os visitantes, representando 58,6%.

Já em análise da renda média mensal familiar dos turistas, é perceptível o crescimento dos visitantes que recebem de oito a dez salários mínimos, dez a quinze salários mínimos e acima de quinze salários mínimos, destacando um aumento de turistas das maiores faixas de renda.

Impactos da temporada de verão nos negócios

A Fecomércio analisou as cidades de São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba e Laguna. A pesquisa foi feita em duas partes, uma delas com dados que refletem o perfil do turista que busca Santa Catarina como destino de férias e outra com informações fornecidas pelos empresários do setor do turismo, detalhando o impacto da temporada de verão nos negócios catarinenses.

— Essa pesquisa que nós estamos trazendo tem diversos tópicos, porque a gente começa a trabalhar Laguna, vamos até São Francisco do Sul, abrange Florianópolis, abrange Balneário Camboriú, para a gente sentir o termômetro do turista que para cá vem, que é um turista de temporada, um turismo de sol e mar — destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC.

Argentinos são principais turistas estrangeiros de SC no verão, mas número teve queda de 10%
Hélio Dagnoni destacou números da temporada de verão (Foto: Nathalia Fontana, NSC)

O secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva, destacou os esforços do Governo do Estado em priorizar o turismo, e a importância da integração de associações como Sebrae e Fecomércio em levantar dados que são usados para o planejamento do setor.

— Quem não trabalhar com números, quem não olhar a movimentação do que está acontecendo, está perdido. O turismo é muito dinâmico, o turismo mudou, o turista mudou, os serviços vinculantes com o turismo mudaram completamente nos últimos anos — afirma Evandro Neiva.

O secretário de Turismo ainda destacou a diversidade do Estado, com destinos que vão da praia à Serra, e a necessidade de divulgar essas particularidades. Ele ainda afirmou que o Governo do Estado também deve divulgar os números da temporada na última semana do mês.

Argentinos são principais turistas estrangeiros de SC

Os números da temporada de verão 2023/2024 mostram ainda que os argentinos continuam sendo os turistas estrangeiros que mais visitam Santa Catarina. Contudo, a situação mudou na última temporada, com uma queda de 10% em comparação com a temporada anterior e com a média história estadual.

Ao todo, 82,7% dos visitantes que curtiram o verão catarinense são brasileiros. Dos 17,3% de estrangeiros, os “hermanos” representam 11,3%, ainda maioria consolidada no Estado.

Depois, vêm os uruguaios, com 2%, seguidos de paraguaios e chilenos, ambos com 1,7%. A vinda de turistas do Chile registrou um aumento significativo em comparação com o ano anterior, quando eles representavam somente 0,2% dos turistas.

Outro destaque é um leve aumento no número de turistas europeus nesta temporada, impulsionado também pela ampliação de rotas que conectam cidades catarinenses ao exterior.

Fonte: NSC Total

Leia também: Reunião na SETUR Confirma Participação no 35º Encatho & Exprotel!

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES