Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo (1)
15.jun.23 | Por: ABIH-SC

Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo

Municípios de SC precisam preencher 5 requisitos para integrar Mapa do Turismo (1)

Os municípios de Santa Catarina precisam atender a cinco requisitos para serem incluídos no Mapa do Turismo e, assim, receberem os recursos do governo federal para fomentar o setor.

cadastro permanece aberto durante todo o ano, sendo necessário renová-lo também anualmente. Apesar de não ter prazo limite para inscrições, quando não constam na lista, municípios podem deixar de receber verbas destinadas a políticas públicas para o turismo.

Os requisitos são:

  • Estar inserido em uma das regiões turísticas reconhecidas pelo ministério do turismo
  • Possuir conselho municipal de turismo ativo
  • Possuir um órgão de turismo em atividade
  • Possuir orçamento próprio destinado ao turismo
  • Ter, no mínimo, um prestador de serviços turísticos registrado no cadastur

Sem a inserção no mapa, os municípios ficam sem receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, oferta de cursos de qualificação profissional e promoção dos destinos. Até o momento, das 295 cidades catarinenses, 150 fazem parte do sistema. Os números foram atualizados em 17 de maio.

Cidades conhecidas pelo segmento estão ausentes do mapa, como Florianópolis, São José e Governador Celso Ramos. Os munípios afirmam que estão providenciando os dados para enviar ao Minsitério do Turismo o mais rápido póssível.

Desde o lançamento do programa, em 2004, a Capital catarinense participa da política de fomento ao turismo.

O interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo, Daiko Lima e Silva, explicou, em entrevista à NDTV, que 90% das verbas federais vão para quem tem o cadastro ativo.

“Além da possibilidade de disponibilizar recursos para Estados, municípios e regiões, também oferta qualificação e uma série de retornos. Além disso, também há um programa por onde os órgãos de controle conseguem mensurar a efetividade dos recursos públicos aplicados no turismo”, explica Daiko Lima e Silva.

Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, Santa Catarina arrecadou R$ 146,2 milhões de ICMS turístico. O número é superior ao mesmo período de 2022, quando foram arrecadados 123,6 milhões.

Importância para setor

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforça a importância de os municípios manterem seus cadastros atualizados no sistema, o que pode ampliar a potencialidade do turismo em todo o país.

“O Mapa permite ampliar a representatividade dos nossos destinos, que são diversos pelo país, principalmente neste momento de reconstrução do turismo nacional. Por isso, municípios que ainda não atualizaram seus dados: acessem a nossa plataforma e contribuam para um novo turismo em nosso país”, pontuou.

Fonte: ND+

Leia também: Boas Práticas e Sustentabilidade Socioambiental na Hotelaria

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES