Atrações em Balneário Camboriú: Parque da Nasa, Unipraias e Aventura Jurássica (Fotos: Patrick Rodrigues/Divulgação/Morgana Fernandes)
Nos últimos meses, moradores e turistas perceberam uma intensificação em um movimento importante em Balneário Camboriú: as novas opções de lazer na cidade. Todas pagas, é verdade, mas que junto com as atrações gratuitas trazem características que fazem o município se tornar atrativo durante o ano inteiro, não só no verão. Entre as últimas novidades estão a Space Adventure e a Aventura Jurássica, “parque da Nasa” e “dos dinossauros”, respectivamente, inaugurados em um intervalo de seis meses.
Para tirar a ideia do papel, os investimentos privados foram milionários — valores tão altos quanto o retorno para a cidade. Números atualizados devem ser divulgados nos próximos dias, mas só para se ter uma ideia, apenas neste ano são esperados 4 milhões de turistas, conforme a prefeitura. Isso movimenta diversos setores, desde o pequeno empreendedor em estabelecimentos comerciais até a valorização imobiliária, lembra o secretário municipal de Turismo, Thiago Veslasques.
Para ele, nos últimos anos Balneário Camboriú “virou a chave” ao se tornar um destino não apenas de sábados e domingos. Atualmente, estima, são necessários sete dias na cidade para conhecer a maioria do que ela tem a oferecer.
— Somos um destino de experiência. Balneário Camboriú se reinventa a cada temporada. Tem sempre algo novo. Não somos mais um turismo de fim de semana — diz, categórico, o representante da pasta.
Chegar a esse patamar exigiu a união de vários elementos. Primeiro, a natureza existente. As belezas naturais disponíveis em fácil acesso, já que a BR-101 corta a cidade, os dois aeroportos próximos (Florianópolis e Navegantes), a segurança, a organização e o fato de ser rota de cruzeiros ajudaram a posicionar Balneário Camboriú na lista de locais turísticos do país.
— Nos últimos anos tivemos um aumento significativo do olhar diferenciado do setor privado, muito pela evolução da cidade.
Antes, lembra o secretário, os turistas que chegavam de cruzeiro normalmente seguiam direto para Penha, no Parque Beto Carrero. Nos últimos tempos, com os novos atrativos em Balneário Camboriú, boa parte dessas pessoas passou a ficar na cidade, confirmando uma mudança de postura de outros viajantes também.
Para complementar as atrações às já existentes, como a rua torta, mirantes, Parque Unipraias, Cristo Luz, a Praia Central de faixa de areia alargada, entre outras, os olhares empreendedores apostaram em negócios que misturam curiosidade, lazer e muita interação. O maior parque temático de dinossauros do Brasil, por exemplo, que custou cerca de R$ 60 milhões para se tornar realidade, tem mais de 100 dinossauros em tamanhos originais. A maioria deles se movimenta e emite sons para trazer mais veracidade à experiência.
E a cidade mais empreendedora de Santa Catarina não deve “estacionar no tempo”. Para a próxima temporada já estão previstas ao menos duas novas atrações: um parque aquático e novidades no Morro do Careca, que foi concedido à iniciativa privada. Cada vez mais, observa o secretário, os visitantes estão desembolsando quantias mais expressivas, fortalecendo o turismo de luxo e todas as exuberâncias da Dubai brasileira.
Fonte: NSC
Leia também: ABIH-SC esteve presente na 1ª Conferência de Governantas