Da Nasa aos dinossauros, atrações de Balneário Camboriú apostam em turismo além do verão
21.mar.24 | Por: ABIH-SC

Da Nasa aos dinossauros, atrações de Balneário Camboriú apostam em turismo além do verão

Da Nasa aos dinossauros, atrações de Balneário Camboriú apostam em turismo além do verão

Atrações em Balneário Camboriú: Parque da Nasa, Unipraias e Aventura Jurássica (Fotos: Patrick Rodrigues/Divulgação/Morgana Fernandes)

Nos últimos meses, moradores e turistas perceberam uma intensificação em um movimento importante em Balneário Camboriú: as novas opções de lazer na cidade. Todas pagas, é verdade, mas que junto com as atrações gratuitas trazem características que fazem o município se tornar atrativo durante o ano inteiro, não só no verão. Entre as últimas novidades estão a Space Adventure e a Aventura Jurássica, “parque da Nasa” e “dos dinossauros”, respectivamente, inaugurados em um intervalo de seis meses.

Para tirar a ideia do papel, os investimentos privados foram milionários — valores tão altos quanto o retorno para a cidade. Números atualizados devem ser divulgados nos próximos dias, mas só para se ter uma ideia, apenas neste ano são esperados 4 milhões de turistas, conforme a prefeitura. Isso movimenta diversos setores, desde o pequeno empreendedor em estabelecimentos comerciais até a valorização imobiliária, lembra o secretário municipal de Turismo, Thiago Veslasques.

Para ele, nos últimos anos Balneário Camboriú “virou a chave” ao se tornar um destino não apenas de sábados e domingos. Atualmente, estima, são necessários sete dias na cidade para conhecer a maioria do que ela tem a oferecer.

— Somos um destino de experiência. Balneário Camboriú se reinventa a cada temporada. Tem sempre algo novo. Não somos mais um turismo de fim de semana — diz, categórico, o representante da pasta.

Chegar a esse patamar exigiu a união de vários elementos. Primeiro, a natureza existente. As belezas naturais disponíveis em fácil acesso, já que a BR-101 corta a cidade, os dois aeroportos próximos (Florianópolis e Navegantes), a segurança, a organização e o fato de ser rota de cruzeiros ajudaram a posicionar Balneário Camboriú na lista de locais turísticos do país.

— Nos últimos anos tivemos um aumento significativo do olhar diferenciado do setor privado, muito pela evolução da cidade.

Antes, lembra o secretário, os turistas que chegavam de cruzeiro normalmente seguiam direto para Penha, no Parque Beto Carrero. Nos últimos tempos, com os novos atrativos em Balneário Camboriú, boa parte dessas pessoas passou a ficar na cidade, confirmando uma mudança de postura de outros viajantes também.

Para complementar as atrações às já existentes, como a rua torta, mirantes, Parque Unipraias, Cristo Luz, a Praia Central de faixa de areia alargada, entre outras, os olhares empreendedores apostaram em negócios que misturam curiosidade, lazer e muita interação. O maior parque temático de dinossauros do Brasil, por exemplo, que custou cerca de R$ 60 milhões para se tornar realidade, tem mais de 100 dinossauros em tamanhos originais. A maioria deles se movimenta e emite sons para trazer mais veracidade à experiência.

E a cidade mais empreendedora de Santa Catarina não deve “estacionar no tempo”. Para a próxima temporada já estão previstas ao menos duas novas atrações: um parque aquático e novidades no Morro do Careca, que foi concedido à iniciativa privada. Cada vez mais, observa o secretário, os visitantes estão desembolsando quantias mais expressivas, fortalecendo o turismo de luxo e todas as exuberâncias da Dubai brasileira.

Fonte: NSC

Leia também: ABIH-SC esteve presente na 1ª Conferência de Governantas

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES