Conscientização sobre o Mpox
26.ago.24 | Por: ABIH-SC

Conscientização sobre o Mpox

Conscientização sobre o Mpox

 

monkeypox ou Mpox é uma doença zoonótica causada pelo vírus da varíola dos macacos, que é semelhante ao vírus que causa a varíola. Historicamente, foi encontrado na África Central e Ocidental, mas surtos recentes ocorreram em várias regiões, incluindo Europa e América do Norte. A doença é caracterizada por febre, erupção cutânea e gânglios linfáticos inchados, e pode se espalhar para humanos através do contato próximo com um animal infectado, humano ou materiais contaminados.

Transmissão da varíola dos macacos

  • Transmissão de humano para humano:
    • Contato direto: O principal modo de transmissão entre humanos é o contato direto com erupções cutâneas infecciosas, machucados ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.
    • Gotículas respiratórias: O contato face a face prolongado pode resultar em transmissão por gotículas respiratórias.
    • Objetos contaminados: Tocar em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com Mpox pode levar à infecção.
  • Transmissão de animal para humano:
    • Mordidas ou arranhões: De animais infectados, como roedores ou macacos.
    • Manuseio de caça selvagem: contato direto com o sangue ou carne de animais infectados

Sintomas da varíola dos macacos

  • Sintomas iniciais: Febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios linfáticos inchados, calafrios e exaustão.
  • Erupção cutânea: Uma erupção cutânea distinta geralmente começa no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo. A erupção passa por estágios – máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas – antes de cicatrizar.

Importância do controle de infecção em hotéis

Os hotéis são lugares onde hóspedes de diferentes regiões e origens ficam muito próximos uns dos outros, tornando os locais potenciais para a propagação de doenças infecciosas, como Mpox.
A implementação de um programa eficaz de controle de infecções é crucial para prevenir surtos, proteger hóspedes e funcionários e manter a reputação do hotel.

Conheça nosso POSICheck [cristalstandards.com]

POSICheck não está apenas relacionado ao COVID, trata-se de “Prevenir a propagação da infecção” (POSI) – independentemente de qual seja a infecção.

Isso significa implementar protocolos que gerenciem e meçam a eficácia dos padrões de higiene a qualquer momento. O POSI-Check guiará os gestores hoteleiros pelo que é necessário em cada etapa e verificará se o seu empreendimento está pronto para prevenir e gerenciar infecções. Aceito pelos principais operadores turísticos e agentes online, o POSI-Check é um selo que mostra que o seu hotel é seguro.

 

Nossos contato:

Leia também: ABIH-SC reúne hotelaria em Chapecó

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES