A Taxa de Ocupação (TO) é o principal indicador da porcentagem de ocupações vendidas em relação ao disponível. Os hotéis utilizam dessa taxa para entender como o negócio está caminhando, quantas pessoas entram e saem todos os dias.
Essa taxa pode ser obtida
seguindo a fórmula:
Isso sempre levando em consideração todo o contexto que o hotel se encontra. É necessário definir onde o hotel se encontra, qual sua tipologia, qual seu público, tudo isso interfere diretamente com a Taxa de Ocupação.
POR QUE CONHECER A TAXA DE OCUPAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?
Conhecendo a Taxa de Ocupação no seu hotel, é possível entender quais são seus períodos de baixa e alta ocupação e como lidar com eles, aplicando melhores tarifas e ações promocionais.
Se seu hotel se localiza em um litoral, pode-se perceber um aumento da Taxa de Ocupação em épocas de temporada. Se seu hotel é voltado para empresários, dias da semana, como segunda-feira, podem ter uma maior Taxa de Ocupação. Se o seu hotel recebe jovens em férias, percebe-se que a Taxa de Ocupação é menor durante o ano letivo.
E como informação nunca é demais, ao conhecer o público alvo do seu hotel, é possível se manter atualizado em tudo que ronda o setor. Eventos, palestras, shows, e qualquer outro acontecimento que podem acontecer na cidade do seu hotel que chamem pessoas de fora podem aumentar sua Taxa de Ocupação.
Compare as informações obtidas periodicamente e anualmente, entendendo os períodos diferentes dos anos em comparação com os anos anteriores, de forma a perceber as mudanças. Também deve-se sempre manter-se a par dos seus concorrentes diretos, afinal, eles devem se encontrar no mesmo contexto que você.
Analisando a Taxa de Ocupação, você pode planejar como vai utilizar os dados que coletou na análise, entendendo quais épocas precisam de inovação, quais épocas podem ter tarifas alteradas e aumentar seus lucros.
Marcos Hardt
Diretor de Operações ABIH-SC