A Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina (SETUR/SC) está convocando profissionais e interessados da Região Turística Encantos do Sul para integrar um Grupo de Trabalho (GT) focado no desenvolvimento do termalismo, um segmento com grande potencial econômico e sustentável para a região. O objetivo é criar estratégias e iniciativas que fortaleçam o turismo termal, aproveitando os recursos naturais da região e contribuindo para o crescimento sustentável do setor.
O novo GT trabalhará em conjunto para propor políticas públicas voltadas ao turismo termal e ações para promover a sustentabilidade desse segmento. A participação é aberta a profissionais com experiência no termalismo ou áreas correlatas que estejam dispostos a colaborar para o desenvolvimento desse tipo de turismo na região. A seleção dos integrantes será feita com base na experiência, disponibilidade e interesse em contribuir para a elaboração de políticas e projetos voltados ao turismo termal sustentável.
Ao reunir especialistas e interessados, a SETUR/SC busca potencializar o termalismo na Encantos do Sul, uma região já reconhecida pelas águas termais e pela infraestrutura de turismo de saúde e bem-estar. O fortalecimento do setor, segundo a SETUR, pode atrair um fluxo constante de visitantes, impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades para a população.
O lançamento deste grupo aconteceu no dia 05 de novembro, durante o 2º Fórum Regional de Turismo, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma/SC, pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva. O fórum foi promovido pela IGR Encantos do Sul, AMUREL, AMREC, EPAGRI, SEBRAE, SESC, UNESC e SENAC, com correalização da ACIC e ACIT, além do apoio e participação do Governo Federal/MTur e Governo de Santa Catarina/Setur. A intenção é criar, aos poucos, grupos na área de turismo de aventura, natureza, esporte e gastronomia.
O secretário de Turismo de Gravatal, Thiago Deodato, destacou a importância da criação do grupo de trabalho voltado para o turismo termal. “Essa iniciativa certamente fortalecerá o turismo termal em Santa Catarina. Agradecemos à SETUR e à IGR Encantos do Sul por se dedicarem a ações que promovem o desenvolvimento desse setor estratégico”, declarou o secretário.
O GT do turismo religioso foi o primeiro a ser instituído nesta gestão e também foi abordado em um dos paineis durante o fórum. Este tipo de turismo atrai muitas pessoas que visitam os santuários e igrejas históricas. Essa prática enriquece a experiência dos turistas, impulsiona a economia local e fortalece a identidade comunitária, promovendo a valorização do patrimônio cultural da região. A gestora do Projeto “Santa Catarina, Destino de Fé” e membro do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso de Santa Catarina, Adriane Rengel, destacou a relevância do turismo de fé e espiritualidade no estado, um segmento muito forte e com grande potencial.
Fonte: TNSUL
Leia também: Assembleia da ABIH Nacional em Palmas: Fortalecendo Conexões e Oportunidades