Entre janeiro e setembro de 2024, Santa Catarina recebeu 358.694 turistas estrangeiros, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O Brasil, no mesmo período, registrou 4.897.671 visitantes internacionais, com crescimento de 12% e um setembro histórico, com 445.389 chegadas, 26,4% a mais que no ano passado.
Os dados, divulgados em 14 de outubro pelo Ministério do Turismo e a Embratur, foram celebrados pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele destacou a diversidade de atrações do estado e o selo Bandeira Azul para 25 praias e marinas, que atraem turistas conscientes ambientalmente.
“Os números refletem os nossos esforços para promover uma maior diversidade de destinos e experiências, e Santa Catarina é uma das nossas principais potências turísticas por ter essa diversidade de atrativos, sejam culturais, históricos, de entretenimento, bem como os destinos de inverno e de verão, com praias paradisíacas. Neste caso, ainda com uma atenção especial com a sustentabilidade e a preservação que rendeu ao estado 25 praias e marinas reconhecidas com o selo Bandeira Azul, o que atrai o melhor turista, que é aquele com consciência socioambiental”, afirmou.
Freixo também reforçou a importância de promover a cultura, gastronomia e experiências brasileiras durante todo o ano, ajudando a mitigar a sazonalidade e garantindo a movimentação econômica do setor.
“Estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências espetaculares que só existem no Brasil, e podem ser vividas em qualquer época do ano. Essa estratégia reduz os efeitos da sazonalidade, ampliando a chegada de turistas na chamada baixa estação. Garantimos assim uma importante movimentação nos negócios do turismo, sustentando alta empregabilidade ao longo de todo ano”, completou.
Setembro se destacou como o quarto melhor mês para o turismo internacional, atrás de janeiro, fevereiro e março.
A Argentina se mantém como o principal emissor de turistas, com mais de 1,4 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, os Estados Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, seguidos pelo Chile, com 454.225.
Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 741.614 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.
O novo Plano Nacional de Turismo (PNT) visa transformar o Brasil no principal destino turístico da América do Sul, com a meta de 8,1 milhões de turistas anuais e expectativas de ultrapassar 10 milhões.
Fonte: ND+
Leia também: 5 pilares do Planejamento Estratégico Comercial para atingir as metas de 2025