SC registra aumento de 60% em turistas internacionais e tem o melhor setembro da história
24.out.24 | Por: ABIH-SC

SC registra aumento de 60% em turistas internacionais e tem o melhor setembro da história

SC registra aumento de 60% em turistas internacionais e tem o melhor setembro da história

Entre janeiro e setembro de 2024, Santa Catarina recebeu 358.694 turistas estrangeiros – Foto: Reprodução/ND

Entre janeiro e setembro de 2024, Santa Catarina recebeu 358.694 turistas estrangeiros, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O Brasil, no mesmo período, registrou 4.897.671 visitantes internacionais, com crescimento de 12% e um setembro histórico, com 445.389 chegadas, 26,4% a mais que no ano passado.

Os dados, divulgados em 14 de outubro pelo Ministério do Turismo e a Embratur, foram celebrados pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele destacou a diversidade de atrações do estado e o selo Bandeira Azul para 25 praias e marinas, que atraem turistas conscientes ambientalmente.

“Os números refletem os nossos esforços para promover uma maior diversidade de destinos e experiências, e Santa Catarina é uma das nossas principais potências turísticas por ter essa diversidade de atrativos, sejam culturais, históricos, de entretenimento, bem como os destinos de inverno e de verão, com praias paradisíacas. Neste caso, ainda com uma atenção especial com a sustentabilidade e a preservação que rendeu ao estado 25 praias e marinas reconhecidas com o selo Bandeira Azul, o que atrai o melhor turista, que é aquele com consciência socioambiental”, afirmou.

SC possui o selo Bandeira Azul para 25 praias e marinas- Foto: Programa Bandeira Azul/ DivulgaçãoSC possui o selo Bandeira Azul para 25 praias e marinas- Foto: Programa Bandeira Azul/ Divulgação

Freixo também reforçou a importância de promover a cultura, gastronomia e experiências brasileiras durante todo o ano, ajudando a mitigar a sazonalidade e garantindo a movimentação econômica do setor.

“Estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências espetaculares que só existem no Brasil, e podem ser vividas em qualquer época do ano. Essa estratégia reduz os efeitos da sazonalidade, ampliando a chegada de turistas na chamada baixa estação. Garantimos assim uma importante movimentação nos negócios do turismo, sustentando alta empregabilidade ao longo de todo ano”, completou.

Gastronomia também conquistou os turistas – Foto: Divulgação/Turismo Rural JoinvilleGastronomia também conquistou os turistas – Foto: Divulgação/Turismo Rural Joinville

Aumento de turistas e melhor setembro da história

Setembro se destacou como o quarto melhor mês para o turismo internacional, atrás de janeiro, fevereiro e março.

A Argentina se mantém como o principal emissor de turistas, com mais de 1,4 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, os Estados Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, seguidos pelo Chile, com 454.225.

Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 741.614 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.

O novo Plano Nacional de Turismo (PNT) visa transformar o Brasil no principal destino turístico da América do Sul, com a meta de 8,1 milhões de turistas anuais e expectativas de ultrapassar 10 milhões.

Fonte: ND+

Leia também: 5 pilares do Planejamento Estratégico Comercial para atingir as metas de 2025

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.