No período de julho a setembro, Santa Catarina liderou o crescimento do setor turístico no país, com alta de 11% frente ao mesmo período do ano anterior, apurou estudo da atividade econômica publicado pelo Banco Central e analisado pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). No mesmo período, o crescimento nacional do turismo alcançou média de 2%, o que significa que SC cresceu cinco vezes mais.
De acordo estudo do Centro de Inteligência e Estratégia da entidade, o CIE/Facisc, que tem à frente a economista Mariana Guedes, entre as atividades que mais colaboraram para esse desempenho superior estão eventos empresariais, apoio ao esporte e o crescimento de SC como polo nacional de inovação.
O estado é o segundo do país em número de startups, totalizando 9,4% do total, atrás apenas de São Paulo. Em agosto, aconteceu em Florianópolis o evento Startup Summit, com a participação presencial de mais de 10 mil pessoas.
Ainda segundo a Facisc, essa maior atividade turística no Estado tem favorecido a geração de empregos no setor. Entre os que registram maior atividade estão agências de viagens, serviços de buffet e alimentação e o transporte rodoviário de passageiros.
Na pesquisa Pnad do IBGE, Mariana Guedes também apurou que entre os setores que mais cresceram em número de empregos formais e informais no terceiro trimestre em Santa Catarina estão os ligados ao turismo.
Ela apurou que atividades esportivas, de recreação e lazer dobraram o número de empregos no terceiro trimestre deste ano frente ao mesmo período de 2023.
Além disso, atividades de catering, buffet e de comida preparada contrataram 352% mais trabalhadores com ensino superior frente ao mesmo período do ano passado. As atividades de alojamento ampliaram essas vagas em 40%.
Fonte: NSC Total
Leia também: Diretora-Presidente Eleita da ABIH-SC Realiza Reunião Estratégica na Sede da Entidade