Santur investe em plano de desenvolvimento do turismo para a Grande Florianópolis

Santur investe em plano de desenvolvimento do turismo para a Grande Florianópolis

Oito municípios catarinenses participaram da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina, nesta quarta-feira (8). O objetivo é elaborar um plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável para as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, São Bonifácio, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara e Alfredo Wagner.

– É extremamente importante para o turismo de Santa Catarina. Vamos conseguir fazer um trabalho de turismo segmentado e estruturado para que cada município, com a sua potencialidade, possa ser evidenciado. Esse é o objetivo com essa parceria junto da Fazenda e do Sebrae – destacou o presidente da Santur, Renê Meneses.

Segundo Paulo Eli, o trabalho inclui a orientação para aprimoramento e diversificação da oferta turística, aumentando a visibilidade destas cidades, desenvolvendo ações para valorizar o ecoturismo, as águas termais, além do turismo religioso e da gastronomia.

– Queremos desenvolver os potenciais turísticos destes municípios, que já contam com diversos atrativos, mas que precisam do apoio do Estado para realizar as ações de forma integrada – destacou o secretário da SEF/SC, Paulo Eli.

Foto: Renan Koerich/ Santur 

O projeto é composto por três etapas, que incluem os planejamentos municipais, o plano integrado regional e a elaboração e uma marca turística.

– Para que esse planejamento turístico regional aconteça, é necessário desenvolver planos em cada uma das oito cidades, fazendo os levantamentos das suas potencialidades. O Sebrae/SC já tem conduzido trabalhos em todo o Estado e, agora, vai auxiliar no desenvolvimento deste projeto -, esclarece o analista do Sebrae/SC, Alan Claumann.

O prefeito de Alfredo Wagner, Gilmar Sani, agradeceu em nome dos outros prefeitos presentes o empenho do Governo do Estado em fomentar o turismo na região.

– Essa parceria é necessária. O Governo está dando o suporte para desenvolver nossos municípios e é isso que nós queremos, é o que o povo precisa”, disse.

Fonte: Santur