Novo Painel de Dados do Turismo traz informações sobre visitas de estrangeiros ao Brasil
14.set.23 | Por: ABIH-SC

Novo Painel de Dados do Turismo traz informações sobre visitas de estrangeiros ao Brasil

Novo Painel de Dados do Turismo traz informações sobre visitas de estrangeiros ao Brasil

Foto divulgação ABIH-SC

Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal lançaram, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14.09), a plataforma online “Painel de Dados do Turismo”, com informações gratuitas e atualizadas sobre a entrada de turistas estrangeiros ao Brasil. São três possibilidades de pesquisa: Painel da Malha Aérea Internacional; Painel de Chegadas e Painel de Receitas, que oferecem um panorama geral sobre o turismo internacional no país por meio de dashboards, o que facilita as consultas e análises.

Segundo o Painel, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Sobre as receitas geradas por esses turistas, o painel de Receita Cambial Turística aponta que, até o momento, são US$ 3,7 milhões, enquanto que em 2022 foi registrado US$ 4,9 milhões. A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos de países mais próximos, em destaque para a Argentina e os Estados Unidos.

Clique AQUI e acesse o painel.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o Portal também contribuirá na construção de políticas públicas para o setor. “Este portal e seus dados servem para nortear as políticas públicas do Turismo. Agradeço ao Freixo e à Embratur por estar liderando essa retomada da imagem internacional do Brasil, que auxiliará as entidades governamentais de cada região a construir uma imagem melhor e desenvolver políticas publicas mais eficientes”, afirmou o ministro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do país ter esses dados em um ambiente totalmente disponível. “Pensar e projetar o trabalho de big data, de inteligência de dados é muito importante na nossa relação com setor público e privado. E quando qualificamos os dados e a informação, auxiliamos os secretários de Turismo, de Cultura, prefeituras, governos e todo o trade do universo do Turismo. É um portal que ficará 24 horas por dia”, afirmou Freixo.

PAINEL DE DADOS DO TURISMO

O objetivo da plataforma é dar maior visibilidade ao turismo internacional e promover a atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível criar perfis de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também de concorrentes internacionais.

As informações dos painés foram captadas pelas equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas, abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano.

Durante a coletiva, a gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados na Embratur, Mariana Aldrigui, explicou aos jornalistas a forma de acesso da Plataforma e que tipo de informação estará disponível. “A partir de agora, os dados são atualizados frequentemente e disponibilizados constantemente”, finalizou.

Fonte: Mtur

Leia também: Fecomércio avalia cenário positivo para o Turismo em 2023

 

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES