01.out.20 | Por: ABIH-SC

MTur apresenta aplicativo de acessibilidade para turistas com deficiências visual e auditiva

Desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas, ferramenta batizada com o nome TATU foi apresentada durante ABAV Collab.

O Ministério do Turismo apresentou nesta quarta-feira (30.09), durante debate sobre turismo acessível na ABAV Collab, o aplicativo TATU (Tecnologia Assistiva no Turismo). A ferramenta, desenvolvida pelo MTur em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é destinado aos turistas com deficiência visual e auditiva e que usam os recursos de audiodescrição e de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

O debate contou com as participações de Rafaela Lehmann, coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo; Rodrigo Machado, diretor de políticas temáticas do Direito da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e Fábio Coutinho, professor adjunto do instituto de computação (UFAL).

O TATU apresenta duas opções de perfis acessíveis para o usuário. No perfil para pessoas com deficiência visual é utilizado a tecnologia text-to-speech para melhorar a experiência do usuário e audiodescrições para descrever os itens do acervo de cada atração. No perfil para pessoas com deficiência auditiva, foram feitos vídeos com traduções para LIBRAS com o objetivo de proporcionar uma experiência completa de entendimento dos itens que os museus dispostos no TATU abarcam.

“O Ministério do Turismo realiza, historicamente, uma série de ações voltadas para incentivar e ampliar a presença do turista com deficiência no cenário doméstico”, explicou Rafaela. “Essa parceria com a UFAL é mais um capítulo deste compromisso, que visa ampliar a acessibilidade dos nossos destinos além de representar um diferencial competitivo importante”, concluiu.

O aplicativo TATU tem como objetivo permitir que pessoas com deficiência auditiva ou visual visitem atrativos turísticos de forma fácil e autônoma por meio do GPS ou bluetooth. “Percebemos que era necessário ter uma usabilidade diferente para cada perfil de público e por isso as interfaces são personalizadas”, explicou Fábio Machado, professor da UFAL.

“Essa parceria é muito interessante porque ele melhora o ambiente para todos e não apenas para os turistas. Isso é fantástico”, destacou Rodrigo Machado, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano. “Acredito que esse projeto vai garantir autonomia para as pessoas com deficiência visual e auditiva”, finalizou.

Fonte: Mtur

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

ABIH-SC
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.