Estão abertas as inscrições para a 2ª Turma do curso de Formação e Atualização de Gerentes Gerais Hoteleiros, realizado pelo Hotel College.As aulas acontecem em ambiente virtual próprio as Terças e Quintas das 19h às 22h30 (com 15 minutos de intervalo).Descontos especiais para Associados ABIH-SC.
Uma Escola Especializada
A Hotel College é uma escola especializada na Formação e Atualização de Gerentes Gerais Hoteleiros.
Confira a seguir os temas e o calendário do curso!
Temas e Calendário
Aulas Terças e Quintas das 19h às 22h30 (com 15 minutos de intervalo)
Aula 1 | Introdução | 06 de Agosto – quinta-feira
-Como Surge um Hotel Pool x Hotel x Condomínio O Hoteleiro Ideal
-De qual setor vem o (a) melhor Gerente Geral Hoteleiro? O que o mercado espera dos Profissionais Hoteleiros?
-Plano de carreira – Você tem? – Vamos fazer? Cuidado com os “Novos Amigos”
-Como você fala de sua formação e de seus trabalhos? Localização do empreendimento hoteleiro e suas características Hotel além de Hotel
–Sem Supervisão, nada funciona
–Uniform System of Account e Índices Hoteleiros Administração do tempo do hoteleiro
-O que é o Corporativo?
-Excel – automatize, mas não complique- Você usará muito. Especialista em tudo? Será que vale a pena?
-Você conhece seu hotel? Tudo? Contratos, números, índices? O que faz um Consultor / Asset
–O que os Donos / Acionistas / Redes esperam do (a) Gerente Geral? Como está sua imagem nas redes sociais?
-Etiqueta Empresarial
–Aula Extra Gravada: Tudo sobre Convention Bureau
-Criar um Hotel para Estudo – Escolher Tema Gastronômico Entendendo Plantas e Projetos – Projetos e “As Built” Planilha de custo de uma obra
-Documentos e Burocracia Contratos
-Do Greenfield à Inauguração Forma de venda Concepção do Produto Brownfield
-Task Force de Abertura e Teste de Carga Headcount
-Cassino
-Intercambiadora e Multipropriedade
-Apresentação do Novo GG para os Investidores e Chefias Diferença entre Hotel próprio e Administrado
–Aula Extra Gravada: RM – Implantação e Operação
-Qual a diferença entre DP e RH? Organograma – como fazer e a importância Da admissão à saída da empresa
-Um departamento Estratégico Bom RH – Ótimos Resultados
-Captação, Retenção, Valorização e Desenvolvimento da mão de obra.
–Job Description Cargos e Salários Benefícios
-Recrutamento e seleção (R&S) Formas de Recrutamento Headhunter
-Testes e exames Carta Convite Contrato de Trabalho
-Integração de recém-contratados Avaliação de Desempenho Treinamento e Desenvolvimento (T&D) Aprender, desaprender e reaprender Gerações X, Y, Z, BABY BOOMER…
-Relação com SindicatoIntegração de ações de marketing interno / Endomarketing Medicina e Acompanhamentos Médicos
-A importância de uma saída (demissão) bem feita. e-Social
-Folha de pagamento
-SST (segurança e saúde no trabalho).
-Cálculos por empregado com recálculo automático do INSS, FGTS e IRRF. Cálculo das médias de 13º salário, férias e aviso prévio por sindicato.
-Controle automático das estabilidades dos empregados. Cálculos semanais, quinzenais, mensais e complementares. Cálculo de rescisões normais, simuladas e complementares. Ponto
-Cuidados como Ambiente de Trabalho Administrar a folha de pagamento Controlar a jornada de trabalho Gerenciar férias, licenças e afastamentos Gestão de Folha de Pagamento
–Calcular e pagar encargos sociais e trabalhistas
-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) Calcular e pagar encargos sociais e trabalhistas
-Prestar informações aos órgãos públicos
-O Cliente em Primeiro Lugar, o funcionário… Feedback – poderosa ferramenta de gestão
–Aula Extra Gravada: Jurídico
Como o Serviço influencia os números? O Gerente é responsável pelos detalhes? OBZ ou Ano Anterior +5%
Relatórios – ferramentas para a execução do Orçamento Gestão a Vista
Atualização – Eventos – Feiras – Congressos – Eventos Você é Gerente… mas não é o dono
Saiba o que você está delegando Planejamento Estratégico
Aula Extra Gravada: Sucessão Familiar em redes Hoteleiras
Apresentação SWOT
Grade Tarifária Segmentação de Diárias
Previsão de Ocupação e Receitas Folha de Pagamento – Apoio DP Hospedagem
A&B
Despesas Administrativas Marketing e Vendas
Manutenção e Despesas Públicas TI
Segurança
DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício Custo do Apartamento
CAPEX
Marque todas as mudanças e esquecimentos para o próximo Orçamento
Aula Extra Gravada: Sindicato dos Funcionários e Seguros
Qualidade |ISO|BVQI | NPS Marketing Hoteleiro Assessoria de Imprensa
Redes Sociais… as suas e as do Hotel – a Marca – MKT Digital O site do seu hotel está otimizado?
Qual a importância de um site estruturado?
Qual a diferença de um site estático e um site completo? Padrões – “Homologado”
O que é Luxo?
Aula Extra Gravada: Dicas para criar um site adequado
Começa bem, vai bem… Business Center
Telefonia Reservas Estacionamento
In e Out de grandes grupos
Preparação dos Apartamentos para ocasiões especiais Transfer
Executive Floor VIP
Auditoria Noturna BACK-UP
Recepção x Controladoria
Programação
Programações para as Agências e Sites Áreas
Atividades Faixas Etárias Terceira Idade Golfe
Academia – Health Club e SPA – Qual a Diferença? Lojinha
Náutica Pesca
Show – Música Grandes Feriados
Natal – Réveillon – Carnaval Decorações
Quadras
Cuidado com as Crianças Música Ambiente
Aula Extra Gravada: Eventos
Governança
Olho, Olho, Olho, Olho, Olho, Olho Contratos com fornecedores Conhecimento escala de produtividade
Tipos de produtos de limpeza de acordo com o hotel Tipos de produto de lavanderia
Tipos de Amenities em cada tipo de UH
Acompanhar Cronograma de treinamento da equipe Procedimentos de segurança em andares
Postura e comportamento de pessoal
Procedimentos de comportamento em caso de incêndio ( camareiras) Procedimento de controle de chaves mestra
Verificação de log book da governança Participação da reunião de abertura de turno
Controle de enxoval para lavanderia externa ( envio e recebimento) Uso de EPI adequados
Inspeção de apartamentos de hóspedes VIP Acompanhar controle de custos do setor
Padrão de apresentação pessoal de funcionários Uniformes e Controle de uniformes
Achados e Perdidos – Procedimentos
Padrão de itens de reposição ( frigobar e Amenities) Controle e local de armazenamento de chaves Senhas de acesso ao sistema
Procedimento de comunicação com os funcionários
Padrão de limpeza e organização de um apartamento ocupado Padrão de limpeza e organização de um apartamento vago
Check list de itens de manutenção que devem ser reportados pela camareira Padrão de limpeza e organização de áreas comuns e Áreas de Serviços Controle de manutenção preventiva de equipamentos de trabalho
Padrão de virada de colchões
Limpeza anual ou semestral de andares
Cronograma de limpeza de itens de difícil manutenção como cortinas, carpetes, estofados etc. Padrão de organização da copa dos andares (Copinha)
Controle de inventário de enxoval Compras anuais ( previsão no orçamento) Contrato de limpeza de vidros e fachadas Contrato de dedetização e periodicidade Procedimento de encerramento de turno
Hierarquia de responsabilidade ( governanta, assistente, supervisora etc.) Lavanderia
Origem Tipos
Ambientes de um SPA – Som – Luz – Cor Protocolos
Escolha dos Produtos Terapias Higienização
Aula Extra Gravada: Mercado de Dubai e Lavanderia
A&B – Terceirizar ou Próprio?
Quem veio primeiro o Cardápio ou a Cozinha? Projetos da área de A&B
Departamentos de A&B Vigilância Sanitária –
Municipal – RDC 2619/2011 (São Paulo) Federal – CVS 5
Estadual – RDC 216 (SP) Nutricionistas
A importância de conhecer a Gastronomia e Enogastronomia Cardápios x Menu
Ficha Técnica Portion Control Custo de A&B Mise en Place Prime Cost
Planejamento x Produção (per capta) Compras
A importância do recebimento dos produtos Almoxarifado
Depósitos
Pedidos de Almoxarifado Equipe Extra
PDV
Refeitório Restaurante Café da Manhã
Como calcular o café da manhã Frigobar ou Minibar
Room Service Amenities Vips Bar
Eventos e Catering Receitas Extras Delivery x Hotel
Hotel realizando Delivery
Aula Extra Gravada: Segurança Alimentar
“Prato Especial do dia”
Sobras – Restos – Reaproveitamento – Restô Dontê – Sobras de Buffet Gastronomia “Inventiva” , “Molecular”, Desconstruída
MAP – CM – FAP – ALL INCLUSIVE
A Curva de consumo do All Inclusive
Gastronomia Local, Regional, Nacional ou Internacional Cozinha x Salão
Buffet Temático: Ainda Encanta? Festivais Gastronômicos
O que terceirizar na produção da cozinha? Eventos – Da negociação ao Check-out Atrasos em Eventos
A História do Misto Quente Ítalo-Alagoano
Empreendimento X Diário cobrado X Tipo de Serviço X Padrão de A&B Hotel x Resort
A&B em Multipropriedade
Cultura, Religião, Intolerância Alimentar e Dieta Especial Vending Machine
CDA
COOK & CHILL
Sous Vide Grab & Go
Auto Serviço em hotéis Econômicos
Inmetro | Calibragem termostatos, termômetros e balanças Relatório de Custo diário
Relatório de Itens Vendidos (Manter, tirar ou rever a estratégia)
Aula Extra Gravada: Guest Relations / PET / Hotelaria Marítima ( Naval e Offshore)
Segurança
TI – Projeto – Software – Cloud – Firewall – Banco de Dados – LGPD TI – Gestão de Internet
Aula Extra Gravada: Vendas Resort | Segurança do Trabalho
Preventiva x Corretiva Água:
Captação Caixa D´água Cloração
Análise Química e bacteriológica de vários pontos com laudo técnico Distribuição
Bombas
Reserva Bombeiros Bombas de Incêndio Bombas de Recalque Bombas Sobressalentes Bombas de água quente
Comprovante (declaração, laudo, certificado etc.) e Nota Fiscal de Limpeza dos Reservatórios, semestralmente. Empresa contratada deverá apresentar o Certificado de NR33 [Segurança e Saúde no trabalho em espaço confinado] dos técnicos executantes
Laudo de análise da qualidade da água da piscina (parâmetros físico-químicos e bacteriológicos), mensalmente
Laudo e ART do Sistema de água quente. Deve possuir livro de ocorrências
Certificado de limpeza do poço de esgoto e laudo de descarte (indicando local onde resíduo foi descartado)
Vistoria Diária da Piscina Cloro ou Ozônio?
Aquecedor a Gás? Passagem? Solar? Boiler? Qual melhor solução? Outorga do poço artesiano
Cuidados para as épocas de chuva e seca
Redutor de água do chuveiro funciona? Quanto você gasta por banho? Água de Reuso funciona?
Irrigação de Jardim e campos
Entradas Elétricas – Chave Primária – SEL – Para Raios Quadros Elétricos
Gerador
DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) nos quadros elétricos de distribuição geral (QGBT) e quadros principais de alimentação (secundários).
Laudo e ART da manutenção preventiva da Cabine Primária e Transformador Laudo e ART do SPDA
Inspeção da Rede Elétrica Inspeção de Termografia
Laudo de Abrangência do grupo moto-gerador com Memorial descritivo de cargas atendidas Placa ‘PROIBIDO A ENTRADA DE PESSOAS NÃO AUTORIZADAS’ na porta da Cabine Primária.
Os EPC’s para uso de profissional habilitado devem estar FORA da área da cabine (próximo à porta de entrada).
Contrato de Manutenção preventiva do grupo moto-gerador com Relatório Anual de Manutenção e ART do Contrato.
Incêndio
SISTEMA DE COMBATE À INCÊNDIO NBR 13714/2000 SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO NBR 10897 – 1990
SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO – NBR 12779 – 2007
Contrato, Laudo e ART emitida por empresa especializada para manutenção preventiva e revisão do SDAI Laudo e ART de funcionamento do sistema de pressurização da escadaria ligada ao sistema de alarme de incêndio
Luz de obstáculo na cobertura [Portaria nº 1.141/GM5, de 8 de dezembro de 1987 do Ministério da Aeronáutica
Teste hidrostático das mangueiras de combate a incêndio AVCB
Plano de ação visando atender os itens apontados como ‘não conformes’ e/ou que necessitam de adequação que foram apontados na renovação do AVCB
SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO DE ESCADARIA DE EMERGÊNCIA: Motores; Filtros; Quadros Elétricos.
Recarga dos extintores – Laudo individual (declaração) contendo em anexo ficha técnica (descrevendo número de série do extintor, número do Selo do INMETRO e serviço realizado ‘tipo check-list’) e Nota Fiscal.
Schiller – Split – Janela – Inverter – Cassete – Rosca – Compressor – VRF…
Análise de Qualidade do Ar, semestralmente em ambientes ou conjunto de ambientes climatizados. Análise do óleo do chiller anualmente e troca do óleo a cada 5 anos
Relatório Anual de Manutenção, Contrato e ART sobre o PMOC.
Chave de abertura da porta do elevador, deve estar na Recepção com fácil acesso para Corpo de Bombeiros e/ou Empresa Mantenedora em casos de sinistro
RIA Relatório de Inspeção Anual dos elevadores e ART Manutenção com a Fábrica ou com terceiro?
Por que tudo é tão caro no elevador? Cartão para subir nos apartamentos?
Laudo de estanqueidade e ART do Sistema de gás.
Registro geral de gás fora da área de cocção da cozinha (área de escape)
Sensor de gás e válvula solenoide na sala do sistema de aquecimento de água, sala dos tanques de GLP e cozinha.
Tipos de armazenamento e abastecimento de gás
Outros Pintura Alvenaria Marcenaria
Manutenção de Pedras Uso da “WAP”
Ordens de Serviços TV
Hotéis em Praias – Maresia Temporizador na sauna seca ou úmida Kenfix
Barra antipânico para Salas de Eventos NBR 9077
Certificado de limpeza da caixa de gordura e laudo de descarte (indicando local onde resíduo foi descartado)
Equipamentos de Cozinha
Programação para Não atrapalhar os hóspedes Por que as ferramentas se perdem tanto?
Por que geralmente as salas de manutenção são um pouco desarrumadas? Parem de arrumar e comecem a conscientizar
Porque tanto teto sujo de mão… Vá, arrume e limpe…
LED ou PL?
Dedetização
Organização de Subsolo e garagens
Água Luz Gás Diesel
Energia Solar Aquecimento Solar Energia Eólica Pellets
Biogás CH
Compostagem
Aula Extra Gravada: Saga System
Cofres Fechaduras
Acessórios de portas
Breve resumo: Controller
Fluxos de Clientes, Fornecedores e Investidores
Controller tem que ser contador? E para assinar o tal do Livro? Controladoria – o que é?
Financeiro – O que é? Tesouraria – O que é?
Tem mesmo que saber de cor os números? Controller e os Contratos Rede x Empreendimento Lucro Realizado ou Presumido?
Caixa ou Competência?
A Presença do Síndico ou do Dono AGE e AGO
Controle das Atas de Reuniões Patrimônio – Ativo Fixo Parametrização do Sistema Homologação de fornecedor Controle de Estoques
Controle dos PDVS Fluxo Previsto Fluxo Realizado
Análise de Crédito de Cliente Análise de indicadores financeiros
Liberação de Crédito X Vendas X Gerencia Geral Análise de Receitas
Controle de Custos
Estoques: Controle físico e valorizado dos estoques de A&B e outros materiais Orçado x Realizado
CAP CAR
Cobrança / Análise CAR Análise dos Impostos Retidos Caixa
Livros Licenças
Nota Fiscal Eletrônica SPED
Análise de Resultados
Aula Extra Gravada: Roteiro para início na carreira de GG
Conciliação Contábil Conciliação Financeira
Conferência das Contas Patrimoniais em função ao financeiro (CAP CAR) Controle da Planilha DIRF
Elaboração de Prestação de Contas (investidores e rede) Lalur
Prestação de Contas Pool e Condomínio
Da para acompanhar dia a dia do financeiro do hotel? Da para ver se está no azul ou vermelho? Que história é essa que paga ICMS mas tem crédito?
Contabilidade externa?
Dicas para fazer um bom Orçamento Anual Apuração do ISS Retido – ISS Prestado
ICMS
GIAS das ICMS EFD ICMS
INSS Retido
IR Retido na Fonte sobre Serviços prestados e tomados APis COFINS e CSLL retido de serviços tomados
PIS e COFINS sobre Faturamento
Pedido de Compensação de restituição de Créditos Fiscais via PERDCOM ou Processo Administrativo IRPJ e CSLL
EFD Reinf
EFD Contribuições – PIS e COFINS DCTF
Controle de CMD Federal Municipal Estadual DIRF
Conciliação de todos os tributos Escrituração
ECF
Fundo de Reserva Distribuição de Resultados Gastos Ocultos na Hotelaria Auditor, Amigo ou Inimigo? Vendas Internas
Gestão de Riscos Parcerias / Comodatos Gerencia de Plantão
Aula Extra Gravada: Hotelaria Hospitalar
Lançando um Novo Hotel
Tabela de Preços – Tarifas Balcão – Tarifas Especiais – BAR – Categorização de UH Lançando um Hotel na Rede Mundial de Vendas
GDS
Fluxo de Reservas – Do Celular ao Check-out RM – Estrutura de Tarifa / Precificação (YM)
Promoções – Deslocamento de grupos / segmentação Reservas
Valor de Venda X Percepção do Cliente Gestão das redes sociais e da Internet Meta searching – motor de reserva Gestão de canais
Acompanhamento de metas – Forecast Relatórios diários
Paridade tarifaria Abertura de Canal Distribuição
B2C, B2B
Visitas para novos negócios / manutenção / relacionamento Relatório de Visitas
Site Inspections Sales Blitz
PMS
Cross Selling
Gestão de Redes de Distribuição Quando soltar os pacotes?
Vendas no mercado de Lazer RM Distribuição
Overbooking – Erro ou Virtude? O Hóspede veio, mas não voltou
Aula Extra Gravada: Vendas em Redes Sociais / GSA / CRM
A ordem das aulas pode mudar de acordo com a agenda dos convidados
Investimento
Aulas ao vivo + Aulas Gravadas + Emissão de Certificado de Conclusão: R$ 2.300,00
Este valor poderá ser pago da seguinte forma:
Boleto, depósito ou parcela única no cartão: R$ 2.100,00 *
Ou parcelado no cartão de crédito em até 7x
*Escolhendo uma dessas formas, a Hotel College deverá ser informada para o envio de um código de desconto.
As inscrições poderão ser realizadas até segunda-feira dia 3 de Agosto.
Após a inscrição e efetivação do pagamento, a plataforma irá liberar o acesso.
As aulas serão ao vivo e a transmissão iniciará sempre 5 minutos antes para os devidos ajustes. O horário programado para finalizar é 22h30, porém algumas aulas poderão passar do tempo.
Na tela da plataforma aparecerá: os professores, o material de apresentação (Power Point ou Excel) e um chat para que os alunos possam tirar as dúvidas online.
As aulas ficam gravadas até 30 dias depois de serem exibidas. As aulas não poderão ser baixadas. Todas os materiais serão postados na plataforma e poderão ser baixados.
Caso o aluno não consiga assistir as aulas ao vivo e tenha alguma dúvida sobre o assunto do dia, as dúvidas poderão ser enviadas por email que vamos responder. No início das aulas sempre começamos com a sessão “Dúvidas da Semana”.
Qualquer dúvida estamos à Disposição.
Equipe Hotel College contato@hotelcollege.com.br 11 – 9686 55 743