Durante o VI Fórum Mice, foi realizado um painel enriquecedor com dois importantes representantes de entidades da hotelaria, ABIH-SC e FOHB. As discussões giraram em torno de tendências e desafios que impactam o setor. Este painel destacou caminhos para que o setor hoteleiro possa crescer de forma colaborativa, inovadora e alinhada às tendências de mercado. Participaram do painel a Diretora-presidente eleita da ABIH-SC – Margot Rosenbrock, a Diretora Comercial – Danisa Virmond e o Conselheiro – Beto Caputo.
Foi debatido como o crescimento de locações por plataformas digitais e como o Airbnb, tem influenciado o modelo tradicional de hospedagem e o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) nos grandes centros urbanos.
Em destinos em ascensão como Balneário Camboriú, foram analisadas as possibilidades de equilibrar a convivência entre hotéis e locações de temporada. As oportunidades incluem a diversificação da oferta e a atração de novos públicos, enquanto os desafios passam por regulamentação e manutenção de padrões de qualidade.
Ainda neste tema discutiu-se como hotéis e plataformas de locação podem colaborar para agregar valor ao mercado de eventos corporativos, incluindo a necessidade de acordos que respeitem regulamentações e promovam uma experiência consistente para os organizadores e participantes.
Os painelistas destacaram que esforços conjuntos entre hotéis e destinos, por meio de estratégias integradas de marketing e captação de eventos, podem fortalecer a competitividade no mercado MICE e gerar benefícios mútuos, consolidando a posição de Balneário Camboriú como um destino de referência.
Foi debatido se os organizadores de eventos estão prontos para adotar modelos mais flexíveis de hospedagem. Apesar de existirem vantagens, como maior personalização, questões regulatórias e de qualidade ainda precisam ser endereçadas para garantir a confiabilidade dessas opções.
O painel reforçou a importância de hotéis e destinos colaborarem para integrar a cultura e a identidade local nas experiências turísticas, promovendo não apenas a atração de visitantes, mas também uma conexão genuína com as raízes de Balneário Camboriú. Utilizou-se exemplos de outras cidades do Brasil e também da região com destaque para Bombinhas que vem trabalhando fortes ações voltadas à inserção da cultura em meio aos fluxos turísticos.
Fonte: BC Convention
Leia também: Diretora-Presidente Eleita da ABIH-SC Realiza Reunião Estratégica na Sede da Entidade