Seleção do MTur traz algumas capacitações online gratuitas na área de marketing e inteligência que podem ser usadas no setor de turismo
A pandemia de coronavírus mudou a rotina de muitos brasileiros. Com aulas suspensas e trabalho de casa, este pode ser um bom momento para estudar e buscar, virtualmente, uma profissionalização. Pensando nisso, a RIMT (Rede de Inteligência de Mercado do Turismo), coordenada pelo Ministério do Turismo, selecionou alguns cursos online de marketing e inteligência, que podem ser usados nos negócios relacionados ao turismo como agências de viagem, meios de hospedagem, restaurantes, etc.
O curso de Gestor de Turismo do MTur, por exemplo, abrange assuntos como planejamento, elaboração de projetos, programas e ações, negociação, inovação e empreendedorismo. A capacitação, que já tem mais de 16 mil inscritos até agora, é gratuita e o aluno acessa videoaulas e atividades por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets ou computadores. Ao concluir a qualificação, o próprio estudante emite um certificado de curso profissionalizante. Os interessados podem se cadastrar até 3 de maio, e as aulas devem ser concluídas até 6 de julho. Clique AQUI para iniciar o curso.
Já o curso de Introdução à Inteligência de Mercado, oferecido pela escola de negócios Saint Paul, apresenta as principais metodologias e ferramentas da prática de inteligência e de marketing em nível teórico e prático. A inteligência de mercado serve para colher e analisar informações externas para orientar decisões estratégicas, seja de marketing e vendas, seja de produto e atendimento.
O curso de Marketing Digital para o Empreendedor, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foca na importância de monitorar os resultados das ações desenvolvidas, usando métricas e uma metodologia própria. Também aborda como melhorar a gestão e a integração dos times de marketing e vendas, além de ensinar como elaborar seu próprio departamento de marketing digital.
Outro curso de Marketing Digital, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), engloba as ações para estruturar uma campanha de marketing digital e alguns conceitos como o “funil de conversão”, que é a estratégia que ajuda a entender as etapas que o potencial cliente passa até chegar no momento de compra. Além disso, ensina como usar as plataformas Google Adwords, Analytics e Facebook Ads.
Uma abordagem importante utilizada na gestão de negócios é o Design Thinking. A plataforma de ensino online Udemy disponibiliza o curso de Introdução ao Design Thinking que busca a solução multidisciplinar para os problemas gerenciais de forma coletiva e colaborativa.
Além desses, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui diversos cursos online e gratuitos de liderança, orçamento e matemática financeira para ajudar os gestores de turismo a aprimorarem seus negócios.
Fonte: Ministério do Turismo