A prefeitura de Araquari está estudando a contratação integrada para a pavimentação e construção de ponte em “nova estrada”. Pela modalidade, projeto executivo e obras são contratados em só pacote. A estimativa é de lançamento do edital da licitação em 2025. “Se tratando de obras regionais de mobilidade, é uma das mais importantes”, diz o prefeito Clenilton Pereira (PSD). A via também poderá ajudar a desafogar o trânsito na BR-280 em um dos pontos mais movimentados da rodovia federal.
A via proposta sai da lateral de estrada estadual Rio do Morro, uma das ligações entre Joinville (zona Sul) e Araquari (BR-280), e cruza o município de Araquari por fora do perímetro urbano, até chegar à BR-280. O traçado proposto, que usa segmentos da estrada Porto Alegre, com abertura de novos trechos, tem 5,9 km de extensão. “Quem vem de Joinville em direção a São Francisco do Sul, terá uma distância encurtada”, compara o prefeito, citado uma rota turística. Com a nova via, a extensão a ser percorrida na BR-280, para quem se desloca (ou para) de Joinville, fica menor.
O trecho da BR-280 em Araquari faz parte da duplicação da rodovia federal, mas está com obras paradas há dois anos, para revisão do projeto. O custo das obras de pavimentação e da ponte de 489 metros da nova via em Araquari está estimado em R$ 60 milhões – a prefeitura pretende utilizar recursos próprios e buscar repasses federais e estaduais.
Fonte: NSC Total
Leia também: Vem aí a BLACK FRIDAY da ABIH-SC