03.set.20 | Por: ABIH-SC

Como ensinar seu hóspede a identificar um perfil “fake” de pousadas e hotéis.

Nos dias atuais, o ambiente digital se tornou muito mais que apenas um canal de venda para hotéis e pousadas, ele se tornou sobretudo um espaço de comunicação e relacionamento com seu público-alvo.

E o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas por meios de hospedagem para justamente alcançar esses três objetivos: vender, comunicar, relacionar.

Porém, recentemente estamos vendo um aumento crescente de tentativas de golpes utilizando contas “fakes” de hotéis e pousadas.

Essas contas geralmente inventam algum sorteio, cortesia, prêmio, desconto ou algum outro benefício para tentar roubar dados dos usuários.

Embora não seja possível impedir que essas contas sejam criadas, os meios de hospedagem podem (e devem) agir para evitar que seus seguidores sejam prejudicados.

Para isso, separei 4 medidas para você tomar caso isso ocorra com seu negócio.

1 – Denuncie a conta fake

A primeira coisa que você deve fazer é denunciar para o próprio Instagram a conta fake.

A rede social disponibiliza que isso seja feito dentro do próprio aplicativo.

E o ideal é que você solicite para seus seguidores denunciarem também, pois quanto maior o número de denúncias, maior a chance do Instagram excluir a conta falsa, e mais rápido também.

Mas não basta apenas pedir, é importante ensinar como fazer. Nem todo usuário sabe como fazer essa denúncia.

O processo é simples: Entre no perfil da conta fake > clique nos “3 pontos” na parte superior direita > Clique em “Denunciar” > Clique em “O conteúdo é inadequado” > Clique em “Denunciar conta” > Clique em “Está fingindo ser outra pessoa”.

2 – Comunique seus seguidores

Tão rápido quanto denunciar a conta fake deve ser a comunicação desse fato aos seus seguidores.

O ideal é fazer um post explicando o caso e mostrando como identificar essa conta falsa.

Faça um print do perfil da conta fake e destaque as informações que estão diferentes do seu perfil oficial.

Normalmente o número de seguidores e de posts são muito pequenos, divergindo bastante da conta oficial do seu hotel ou pousada.

Além disso, o nome do perfil é semelhante, mas obviamente não é igual, por isso, chame a atenção para essa diferença também.

Aproveite esse post para pedir que seus seguidores denunciem a conta falsa.

3 – Comunique seus clientes

Seu meio de hospedagem pode também utilizar outros canais e ferramentas para comunicar seus clientes sobre essa conta fake.

Por exemplo, você pode disparar um e-mail marketing para todas as pessoas que já se hospedaram com você e também para as que tem reservas futuras informando sobre esse fato e chamando a atenção delas para não caírem nessa tentativa de golpe.

Somente tome cuidado para não assustar seus clientes. Use uma linguagem tranquila e deixe um canal direto para dúvidas e informações.

4 – Comunique sua equipe

O que acontece na rede não fica só na rede. Sempre que algo desse tipo acontecer, comunique e oriente a equipe comercial e de atendimento do hotel.

É preciso que todos saibam o que está acontecendo e que também tenham um a orientação clara de como agir e o que falar.

Seus seguidores podem ligar para o hotel para tirar dúvidas sobre a “tal promoção” e é importante que isso não seja uma surpresa para o atendente.

Essas então foram as dicas para seu meio de hospedagem diminuir os impactos negativos e evitar que algum seguidor ou hóspede seja lesado.

O importante é identificar o problema e criar um plano de ação e principalmente um plano de comunicação integrado que envolta tanto o ambiente online quanto o offline.

Por, Mateus Agostini

Especialista em marketing e performance digital hoteleira

Hotel Academy (@hotel.academy)

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