24.fev.22 | Por: ABIH-SC

Carnaval 2022 será ponto facultativo em SC; veja como funcionará nas maiores cidades

Tudo pronto para o Bloco SOS ganhar as ruas centrais de Florianópolis – Foto: Marina Simões/ND

As festividades abertas ao público do Carnaval 2022 deveriam começar no próximo sábado (26), mas os eventos estão cancelados nas maiores cidades de Santa Catarina. A decisão está relacionada ao cenário epidemiológico e à explosão do número de casos de Covid-19 durante as festas de fim de ano.

Pelo segundo ano consecutivo, avenida e arquibancadas da Passarela Nego Quirido em Florianópolis serão silenciadas. O encontro com o público não acontecerá nem na passarela nem nos tradicionais blocos de rua. A decisão foi tomada no início de janeiro deste ano.

Estão na mesma situação que a Capital, cidades do Oeste, incluindo Chapecó, Laguna, Blumenau, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú.

“Há mais de um mês, em Balneário Camboriú, nós decidimos não ter atividades relacionadas às festividades do Carnaval em locais públicos devido a alta da pandemia, o número de casos, é claro que com menos internações, mas foi prudente. O Carnaval nós precisamos de um planejamento. E Carnaval as pessoas vêm sim para aglomerar. Então, não justificaria o Poder Público ser o promotor deste aglomero”, disse o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Goes.

Em Balneário Rincão, no Sul do estado, um trio elétrico vai passar pelas ruas da cidade, mas sem cordão ou blocos. Joinville e Criciúma foram as únicas a anunciar que não irão aderir ao ponto facultativo decretado pelo governo do Estado. Nas duas cidades não haverá festas públicas e o funcionamento de todos os setores será normal a partir de segunda.

A advogada Vivian de Gann dos Santos explicou que “em Santa Catarina e no Brasil, de um modo geral, Carnaval é a cultura que a gente tem de fazer um ponto facultativo já aguardado e esperado por todos. Mas é uma questão cultural. No fim das contas, o Carnaval tanto para os entes públicos, com seu ponto facultativo, quanto para a iniciativa privada vai ficar a critério de cada administrador”.

Os destinos mais procurados estão animados com o aquecimento do trade turístico. A expectativa é tão grande que a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis está incentivando a abertura do comércio durante os dias de folia e pedindo a revogação do ponto facultativo.

Para o vice-presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, “é muito importante manter os funcionários circulando na cidade. Quando isso aconteceu no ano passado, nós conseguimos um aumento de quase 30%no movimento do comércio. Vários estabelecimentos não vão abrir por suas características especiais, mas todos aqueles que possam abrir estamos recomendando fortemente que abra”.

Fonte: ND+

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES